Esportes

Clubes da Série A e B vão contra a CBF e anunciam boicote à nova eleição

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Boicote à CBF também envolve uma campanha dos clubes contra o atual sistema eleitoral da entidade  |   BNews SP - Divulgação Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 22/05/2025, às 11h46



Pelo menos 20 clubes decidiram não fazer parte da nova eleição presidencial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em protesto contra o atual sistema eleitoral da entidade.

Entre eles estão algumas das principais equipes do país, como Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Internacional.

A votação contará com apenas um nome na disputa: Samir Xaud, que foi o único a preencher as exigências para oficializar sua possível candidatura, tendo oito federações e cinco clubes.

Do outro lado, 29 clubes manifestaram apoio a uma candidatura alternativa: a de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), que acabou não avançando na disputa.

Leia a nota divulgada pelos clubes na íntegra:

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

"O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport”.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp