Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 22/05/2025, às 11h46
Pelo menos 20 clubes decidiram não fazer parte da nova eleição presidencial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em protesto contra o atual sistema eleitoral da entidade.
Entre eles estão algumas das principais equipes do país, como Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Internacional.
A votação contará com apenas um nome na disputa: Samir Xaud, que foi o único a preencher as exigências para oficializar sua possível candidatura, tendo oito federações e cinco clubes.
Do outro lado, 29 clubes manifestaram apoio a uma candidatura alternativa: a de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), que acabou não avançando na disputa.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
"O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport”.
Classificação Indicativa: Livre