Esportes
A expectativa para o início da Copa do Mundo de 2026 aumenta conforme se aproxima o sorteio que define a composição dos 12 grupos do torneio. O evento acontece nesta sexta-feira (5), em Washington, marcando o primeiro passo para a edição que será sediada por México, Estados Unidos e Canadá.
Apesar de o chaveamento ser revelado agora, a tabela completa, com horários e ordem das partidas, só será divulgada no dia seguinte, 6 de dezembro.
Entre as poucas definições já confirmadas pela Fifa está a alocação dos anfitriões: México no Grupo A, Canadá no Grupo B e Estados Unidos no Grupo D. Também já está definido que a partida de abertura será realizada no Estádio Azteca, na Cidade do México, em 11 de junho de 2026, as informações são da CNN Brasil.
Como país-sede, o México não apenas está no Grupo A como também é o protagonista da estreia da competição. A Fifa determinou que o adversário da seleção mexicana será uma equipe que integra o Pote 3, de acordo com o ranking e desempenho recentes das seleções envolvidas.
No entanto, há uma limitação importante: equipes da mesma confederação não podem ficar no mesmo grupo, exceto no caso das seleções europeias, que podem ter até duas representantes na mesma chave. Isso exclui automaticamente o Panamá, único país da Concacaf presente no Pote 3, que não pode ser sorteado para enfrentar o México. Com essa restrição, restam 11 possibilidades para o primeiro duelo do Mundial.
Veja todas as equipes que podem ser sorteadas para enfrentar o México no jogo inaugural:
Com esses adversários o jogo de abertura da Copa do Mundo 2026 promete um começo emocionante. O sorteio acontece hoje (05) às 14h e definirá qual dessas seleções terá a missão, e o privilégio, de inaugurar o maior evento de futebol do planeta ao lado do México.
Classificação Indicativa: Livre