Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 01/12/2025, às 11h16
O sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington (EUA), a partir de 14h (horário de Brasília).
O Brasil já está entre as seleções já garantidas no torneio. No total, 48 equipes participarão da próxima edição.
Antes do sorteio, todas as seleções são distribuídas em quatro potes com base no ranking da Fifa. O pote 1 conta com os três países-sede (Estados Unidos, México e Canadá) junto das nove seleções mais bem colocadas entre as classificadas.
Já os potes 2, 3 e 4 seguem a classificação em ordem decrescente. Cada grupo da Copa receberá uma equipe de cada um desses potes.
Assim, 42 seleções já têm vaga confirmada. As outras seis serão definidas apenas em março de 2026, por meio da repescagem europeia e também da intercontinental. Todas essas equipes entram diretamente no pote 4.
A principal limitação continua a mesma. Seleções de uma mesma confederação não podem dividir o grupo, exceto no caso da UEFA; por ter mais representantes, pode ter até duas seleções juntas na mesma chave.
Além disso, como acontece em todas as edições, os países-sede já têm seus lugares previamente definidos nos grupos.
As seleções que lideram o ranking caminham separadas em chaveamentos diferentes. Assim, Argentina e Espanha, como França e Inglaterra, só podem se encontrar em fases posteriores, desde que confirmem o primeiro lugar em seus grupos.
Classificação Indicativa: Livre