Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 05/08/2025, às 17h04
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), deve retomar os voos internacionais a partir de 2028.
A informação foi confirmada nesta terça-feira (5) pela Aena Brasil, concessionária responsável pela administração do local, durante um evento sobre o futuro da infraestrutura aeroportuária.
De acordo com a empresa, a volta das operações internacionais deve começar pela aviação executiva; já os voos comerciais regulares para o exterior só devem retornar após a conclusão das obras de modernização do aeroporto, que também estão previstas para o mesmo ano.
Congonhas receberá apenas voos internacionais para destinos na América do Sul. O motivo se dá pelo fato de que o aeroporto não tem estrutura para aeronaves de grande porte utilizadas em rotas transatlânticas.
As obras de expansão começaram em março de 2024 e envolvem um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões.
Entre as principais intervenções, está a ampliação da área de embarque e desembarque, que deve dobrar de tamanho e chegar nos 105 mil metros quadrados. Desse total, cerca de 20 mil metros quadrados serão destinados a espaços comerciais.
O projeto ainda conta com a construção de 19 novos portões de embarque, que devem substituir os 12 atuais, além de mais dez portões remotos, que terão o hangar tombado como base.
Para o setor de desembarque, será implementado um novo sistema de processamento de bagagens com dez carrosséis, buscando maior agilidade no serviço.
O pátio também será ampliado, passando de 30 para 37 posições de estacionamento de aeronaves. Serão 19 pontes de embarque e 18 posições remotas, todas preparadas para receber aeronaves do modelo Airbus A321, indo de acordo com os padrões internacionais.
Classificação Indicativa: Livre