Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 05/08/2025, às 18h30
O domínio da BMW no mercado de carros de luxo no Brasil ganhou destaque em julho. A marca alemã garantiu a liderança e vendeu mais do que a soma de suas duas principais concorrentes: Mercedes-Benz e Volvo.
A BMW emplacou 1.578 unidades no mês passado. Juntas, Mercedes e Volvo venderam 1.477 veículos, 101 a menos do que a líder.
Assim como em junho, Mercedes-Benz e Volvo ficaram na disputa pelo segundo lugar. A vantagem foi novamente da primeira, que fechou o mês com 746 unidades vendidas, ultrapassando as 731 da sueca.
Por mais que a Volvo concentre seus volumes em poucos modelos, a Mercedes oferece uma lista mais ampla. Assim, foram 22 modelos da marca alemã contra oito da sueca no ranking de julho.
Na quarta colocação geral aparece a Porsche, com 461 unidades vendidas. A Audi ficou em quinto lugar, com 335 emplacamentos.
Pela primeira vez no ano, nenhum modelo da marca apareceu entre os dez mais vendidos do segmento. Seu melhor número foi com o Q5, na 11ª posição.
Logo atrás veio a Land Rover, com 300 unidades. Boa parte foi impulsionada pela linha Defender, que empatou com o Porsche Macan na nona posição do ranking dos modelos mais vendidos. A Lexus teve 121 unidades emplacadas.
As demais marcas de luxo com representação oficial no Brasil (Aston Martin, Ferrari, Jaguar, Lamborghini, Maserati, McLaren e Rolls-Royce) venderam, juntas, 32 carros. A Ferrari liderou esse grupo com 12 unidades; a Maserati não teve nenhum veículo registrado.
O destaque de julho também foi no ranking dos modelos de luxo mais vendidos. O BMW X1 liderou com folga, seguido de outro modelo da marca, o Série 3. No total, quatro modelos da BMW estiveram entre os dez mais vendidos: X1, Série 3, X2 e X5.
A Volvo garantiu presença com dois modelos: o XC60 e o EX30. Mercedes e Porsche também colocaram dois modelos cada na lista.
Fonte: Jato Dynamics
Classificação Indicativa: Livre