Negócios
por Camila Lutfi
Publicado em 12/06/2025, às 19h44
Conhecida por fabricar as marcas icônicas como Barbie, Hot Wheels e Uno, a Mattel anunciou na última quarta-feira (11) um novo acordo com a OpenAI, responsável pelo ChatGPT. O principal objetivo da parceria é integrar inteligência artificial (IA) nas projeções da fabricante e, também nos brinquedos da marca.
A tecnologia pode ainda criar assistentes digitais baseados nos personagens da Mattel ou tornar jogos como o Magic 8 Ball ou o Uno, por exemplo, mais interativos em cada faixa etária.
Em entrevista coletiva, Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI, e Josh Silverman, diretor de franquias da Mattel, afirmaram que o acordo está em fase inicial e o primeiro lançamento deve ser anunciado no final de 2025.
A parceria é fruto da busca da Open AI por aprimorar a área do entretenimento e também da vontade da Mattel em produzir filmes, programas de TV e jogos para celulares baseados em personagens populares.
No entanto, o desenvolvimento de produtos é apenas uma parte da parceria. A Mattel pretende utilizar as soluções de IA da OpenAI, como o ChatGPT Enterprise, para aprimorar seus processos internos.
Ou seja, a fabricante de brinquedos visa utilizar IA na inovação de produtos, ideação criativa e operações comerciais.
Classificação Indicativa: Livre