Negócios

Câmera do iPhone com qualidade do olho humano pode chegar em breve; confira

Foto: Unsplash
Rumores apontam que a Apple vem desenvolvendo uma câmera com qualidade ‘fora do comum’; novidade pode estrear em um futuro próximo  |   BNews SP - Divulgação Foto: Unsplash
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 28/10/2025, às 20h04



A Apple pode estar prestes a dar um salto importante na qualidade das câmeras do iPhone.

De acordo com o leaker yeux1122, em publicação no portal sul-coreano Naver, a empresa deve estrear um novo sistema de captação de luz em 2027, justamente o ano em que o iPhone completará 20 anos.

iPhone
A expectativa é que o recurso faça sua estreia na linha “iPhone 20” (Foto: Divulgação/Apple)

Como funciona o sistema LOFIC

A tecnologia, chamada Lateral Overflow Integration Capacitor (LOFIC), promete melhorar consideravelmente a faixa dinâmica das imagens capturadas.

Atualmente, os sensores do iPhone alcançam entre 10 e 13 stops, enquanto o olho humano chega a 20 a 30 stops, dependendo da adaptação à luz.

Com o LOFIC, o iPhone poderia atingir até 20 stops, chegando cada vez mais perto da visão humana e garantindo fotos equilibradas, com menos ruído e mais detalhes em áreas claras e escuras.

Outras marcas podem sair na frente

Enquanto a Apple ainda prepara o terreno, fabricantes chinesas como Honor, Xiaomi e Huawei estudam incluir o mesmo tipo de tecnologia em seus aparelhos já no ano que vem.

Essas empresas devem usar sensores desenvolvidos pela japonesa Sony, que também fornece componentes para a Apple.

O que esperar da Apple

Se a previsão se confirmar, o iPhone poderá registrar imagens com um nível de detalhamento inédito. Apesar disso, ainda não ficou claro se o novo sistema será exclusivo dos modelos Pro de 2027 ou se toda a linha “iPhone 20” contará com a novidade.

Pelo histórico da empresa, é provável que a novidade comece nos modelos mais caros para depois chegar aos demais.

Origem da ideia

O conceito do LOFIC já havia sido mencionado em junho, quando o site MacMagazine revelou uma patente registrada pela Apple descrevendo o método, ou seja, uma tentativa de aproximar a câmera do olho humano.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp