Negócios
por Camila Lutfi
Publicado em 21/08/2025, às 17h35
A varejista sueca de moda H&M abrirá sua primeira loja no Brasil neste domingo (23). A nova unidade será no shopping Iguatemi, na Av. Faria Lima, zona sul de São Paulo.
A H&M terá apoio do Dorben Group para a expansão, consultoria responsável pela estratégia de outras marcas de luxo na América Latina. Seus clientes no Brasil incluem Michael Kors, Tory Burch, Jimmy Choo e Carolina Herrera.
A H&M abriu sua primeira loja na América Latina em 2012, no México, e seguiu a expansão para a América do Sul em 2013, quando inaugurou sua loja no Chile.
Aos poucos, durante os últimos anos, a empresa se instalou em outros países latinos e agora chega ao Brasil.
São 4 mil pontos de venda e 140 mil funcionários ao redor do mundo na companhia, fundada em 1947.
Segundo a designer Ann-Sofie Johansson, conselheira criativa e principal designer da H&M desde 2015, revelou em entrevista à Exame, o futuro da loja no Brasil deve ser promissor, com expectativas de fazer até mesmo uma coleção para o Carnaval.
O plano de expansão para o Brasil foi anunciado oficialmente em 2023, mas a empresa já havia tentado ingressar no mercado em 2014. No entanto, desistiu do investimento na época.
Agora, com foco em novas linhas de produto e um marketing mais forte, a H&M vem para o Brasil para se consolidar de vez na América Latina. A marca já possui filiais em países como Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica, já possuem filiais da marca.
O Iguatemi é considerado o primeiro shopping do Brasil, e também o primeiro entre os shopping centers a concentrar marcas de luxo. Hoje, conta com filiais da Armani, Dior, Cartier, Chanel, Louis Vuitton, Tiffany & Co, entre outras.
Ainda assim, é esperado que a H&M concorra com as marcas populares, como a holandesa C&A, a espanhola Zara e as brasileiras Renner e Riachuelo, outras grandes varejistas de fast fashion.
Classificação Indicativa: Livre