Polícia

Saiba identificar os emojis mais utilizados por pedófilos na internet

Ícones infantis também podem ser utilizados pelos pedófilos para chamar atenção dos menores. - Foto: Canva
Pedófilos e abusadores se disfarçam por trás das telas e se comunicam por meio de símbolos que parecem ser inofensivos.  |   BNews SP - Divulgação Ícones infantis também podem ser utilizados pelos pedófilos para chamar atenção dos menores. - Foto: Canva
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 21/08/2025, às 15h57



Emojis populares como milho, coração e pizza podem indicar sinais de exploração sexual infantil na internet. Pedófilos e abusadores se disfarçam por trás das telas e se comunicam por meio de símbolos que parecem ser inofensivos.

É o que a polícia percebeu ao investigar o aumento de denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes nas plataformas digitais.

A delegada Luciana Peixoto, à frente da repressão à pedofilia no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), explicou em entrevista à CNN o que significam alguns emojis em publicaçõs de menores na internet.

Confira os emojis mais usados por pedófilos

emojis

  • Emoji de macarrão instantâneo 🍜 - Significa que o dono do comentário troca de imagens íntimas de crianças. O símbolo é utilizado pela semelhança do inglês “Noodles” com “Nudes”;
  • Emoji de milho 🌽 - Também pela referência do inglês, entre “Corn” e “Porn”, indica a disponibilidade para troca de pornografia infantil;
  • Emoji de espiral azul 🌀 - Usuário busca imagens indevidas de meninos;
  • Coração dentro do outro 💗 e Queijo 🧀 - Pedófilo procura por imagens indevidas de meninas menores de idade;
  • Emojis de bala 🍬, pirulito 🍭 e pizza 🍕- Mostra que o usuário se agradou com o vídeo ou foto da criança.

Peixoto ressaltou que esses ícones infantis também podem ser utilizados pelos pedófilos para chamar atenção dos menores e iniciar conversas.

Como denúnciar pedofilia na internet?

Evitar a exposição de menores na internet é uma das principais maneiras de evitar esse comportamento criminoso. Além disso, a delegada comentou que os responsáveis pela criança devem impor uma redução do tempo de tela.

Quando os menores estiverem online, ela recomendou monitorar ativamente. Isso porque pedófilos geralmente buscam interações por perfis falsos — sejam eles de crianças ou até mesmo agência de modelo ou influenciadores — para ganhar a confiança e intimidade da vítima.

Caso o responsável encontre qualquer indício desse crime, é importante encerrar imediatamente a comunicação entre o pedófilo e a criança, mas conservar a conversa e procurar a Polícia Civil.

É importante ressaltar que a denúncia pode ser feita de forma anônima e pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp