Negócios

Motorista pode rejeitar corridas com 4 pessoas? Veja o que diz a Uber

Foto: Unsplash.
Após denúncias de passageiros, a Uber se posicionou sobre motoristas que recusam corridas e alegam regras inexistentes; confira o que realmente vale  |   BNews SP - Divulgação Foto: Unsplash.
Bianca Novais

por Bianca Novais

[email protected]

Publicado em 03/11/2025, às 15h36



Uma polêmica antiga envolvendo a Uber tem gerado frustração entre passageiros que tentam dividir uma corrida entre quatro pessoas há anos.

Segundo reportagem de Simone Machado, do UOL, usuários relatam que motoristas estão recusando viagens com essa quantidade de ocupantes, alegando uma suposta regra da empresa, o que a plataforma negou.

Motoristas da Uber podem cancelar corridas com quatro passageiros?

Se o carro tem cinco lugares e está dentro dos padrões exigidos pela Uber, até quatro passageiros podem ser transportados. Foto: Unsplash.
Se o carro tem cinco lugares e está dentro dos padrões exigidos pela Uber, até quatro passageiros podem ser transportados. Foto: Unsplash.

Para a reportagem do UOL, a fisioterapeuta Taís Arcanjo contou que tentou chamar um carro com três amigas, em Recife (PE), mas o motorista se recusou a levá-las todas. “Ele disse que a Uber não permite quatro passageiros, algo que nunca ouvi em outras cidades”, relatou.

A empresa, porém, afirma que a regra atual permite até quatro passageiros por viagem, conforme previsto pela legislação de trânsito e informado no próprio aplicativo.

Em nota enviada ao site, a Uber esclareceu que o limite de três pessoas vigorou apenas durante o período mais grave da pandemia de Covid-19, quando o distanciamento social era obrigatório e os passageiros podiam ocupar apenas o banco traseiro.

“Durante o período mais crítico da pandemia, a Uber implementou uma política de segurança baseada em orientações da OMS. Conforme as diretrizes governamentais foram sendo atualizadas, a empresa revisou sua política e comunicou o fim dessas restrições”, informou no comunicado.

A Uber ressaltou ainda que motoristas e passageiros podem cancelar uma corrida caso não se sintam confortáveis com a situação, mas essa decisão deve ser pessoal, não baseada em uma regra inexistente.

A empresa lembrou também que o sistema de avaliação mútua continua ativo para relatar comportamentos inadequados e melhorar a experiência de todos os usuários.

Se o carro tem cinco lugares e está dentro dos padrões exigidos pela Uber, até quatro passageiros podem ser transportados. Qualquer conduta diferente disso, segundo a empresa, contraria as normas da plataforma.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp