Negócios

Uber volta atrás e readmite carro no Black; mas decisão vem com uma condição polêmica

Foto: Divulgação/Citroën
Citroën Basalt volta à lista de veículos aceitos no Uber Black, entenda quais atualização nos critérios do aplicativo culminaram nesse cenário  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Citroën
Bianca Rossi

por Bianca Rossi

[email protected]

Publicado em 29/10/2025, às 16h20



Baseado em uma matéria publicada pelo portal Motor1, do UOL, a Uber decidiu rever parte das alterações nas categorias Black e Comfort, que estavam previstas para entrar em vigor a partir de janeiro de 2026.

A empresa publicou um novo comunicado no dia 27 de outubro, confirmando que o Citroën Basalt voltará a integrar a lista de modelos aceitos no Uber Black, categoria que reúne veículos de padrão superior.

Pressão dos motoristas levou à revisão

A decisão de reavaliar as mudanças veio após críticas de motoristas que se sentiram prejudicados pelas novas regras.

No entanto, a alteração não é permanente: o Basalt poderá ser cadastrado apenas até 31 de dezembro de 2025 e seguirá válido na plataforma somente até 31 de dezembro de 2026.

Foto: Unsplash

Modelos que continuam de fora

Apesar da volta do Basalt, outros veículos seguem fora da lista de aceitação do Uber Black, independentemente do ano de fabricação.

Entre eles estão: Renault Kardian, Chery Tiggo 3X, Chery Tiggo 3, Peugeot e-2008, Hyundai Kona Hybrid, JAC iEV 40 e JAC J3 Turin.

Novas regras para 2026

Além da revisão de modelos, a Uber informou que, a partir de 5 de janeiro de 2026, novas exigências de ano mínimo de fabricação passarão a valer para veículos das categorias Comfort e Black.

A medida faz parte de uma estratégia para elevar o padrão de qualidade e aprimorar a experiência dos usuários que optam por corridas de maior valor.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags