Negócios

Novo shopping gigante o litoral de SP terá 300 lojas e deve gerar 4 mil empregos; veja detalhes

Reprodução/  A Tribuna Jornal
O Shopping VillaMar, com 160 mil m², promete gerar até 4 mil empregos diretos e indiretos em Praia Grande até 2027.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ A Tribuna Jornal
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

[email protected]

Publicado em 13/07/2025, às 09h11



A transformação urbana de Praia Grande acaba de ganhar um novo capítulo com o início das obras do Shopping VillaMar. O empreendimento, idealizado pelo Grupo Mendes, começou a ser construído em julho e está previsto para ser inaugurado em setembro de 2027.

Com 160 mil m² de área total, o centro de compras será um dos maiores da Baixada Santista e deve gerar entre 3 mil e 4 mil empregos diretos e indiretos, segundo projeções iniciais.

Localizado em um ponto estratégico da cidade, o VillaMar ocupará um terreno entre as avenidas Presidente Kennedy, Álvaro dos Santos e Castelo Branco, além da Rua 1º de Janeiro, no Bairro Mirim. A área fica em frente ao Paço Municipal e deve se tornar um novo polo comercial e de serviços na região, destaca o g1.

Primeiras movimentações

Atualmente, os trabalhos iniciais se concentram na limpeza do terreno e na instalação de redes de água. A prefeitura informou que, nas próximas semanas, o local também receberá um estande de vendas do empreendimento, voltado à apresentação de maquetes e negociações com lojistas.

Com 42 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), o VillaMar será o maior shopping do Grupo Mendes, superando os já consolidados Praiamar Shopping e Parque Balneário, em Santos. Serão cerca de 300 lojas, com expectativa de atrair consumidores de diferentes municípios da Baixada e do Vale do Ribeira.

Expansão comercial e valorização imobiliária

A administração municipal aposta alto na chegada do novo shopping como motor de desenvolvimento. Além da geração de empregos, a prefeitura prevê aquecimento do comércio, valorização imobiliária e estímulo a novos investimentos privados no entorno do empreendimento.

Um estudo prévio sobre o impacto urbano foi realizado ainda em 2018, quando a cidade promoveu uma audiência pública para debater questões como o redesenho do sistema viário, mobilidade urbana e infraestrutura geral. O alvará de construção foi emitido em 2024, após a conclusão dos trâmites técnicos e legais.

Contrapartida e compromisso social

Como parte das contrapartidas firmadas com a prefeitura, o Grupo Mendes participou da construção da Usafa Melvi II, a 31ª Unidade de Saúde da Família de Praia Grande. A medida integra o compromisso de mitigar impactos e ampliar os benefícios do investimento à população local.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp