Negócios
A Toyota foi eleita a marca de carro mais valiosa do mundo em 2025 pela consultoria Interbrand, alcançando um valor de US$ 74,2 bilhões (aproximadamente R$ 400 bilhões).
Segundo o Autoesporte, esse resultado representa um aumento de 2% em relação a 2024, superando concorrentes como Mercedes-Benz, BMW e Tesla.
O ranking anual da Interbrand avalia empresas de diversos setores com base em desempenho financeiro, força de mercado, fidelidade do cliente e sustentabilidade do lucro a longo prazo.
Na listagem geral das grandes empresas, a Toyota ficou na sexta posição. As cinco primeiras foram Apple (US$ 470,9 bilhões), Microsoft (US$ 388,5 bilhões), Amazon (US$ 319,9 bilhões), Google (US$ 317,1 bilhões) e Samsung (US$ 90,5 bilhões), respectivamente.
No segmento automotivo, a liderança da montadora japonesa não é novidade, já que a marca tem mantido essa posição em anos anteriores.
Em 2025, a Mercedes-Benz, marca de origem alemã, ficou em segundo lugar, avaliada em US$ 50,1 bilhões, apesar de uma queda de 15% em seu valor de mercado comparado a 2024.
A BMW, também da Alemanha, ocupou a terceira posição com US$ 46,8 bilhões, registrando uma queda de 10%.
Fora do pódio, a Tesla de Elon Musk ficou em quarto lugar com US$ 29,5 bilhões, apresentando uma significativa queda de 35% em relação ao levantamento anterior.
A também japonesa Honda completou o top 5, avaliada em US$ 24,8 bilhões, com uma redução de 7% em seu valor.
Longe do grupo das dez maiores, a Nissan enfrenta uma crise significativa, registrando uma queda de 32,5% em seu valor, que foi estimado em US$ 9,4 bilhões.
Por outro lado, a chinesa BYD, em um período de forte expansão global, fez sua estreia na lista com uma avaliação de US$ 8,1 bilhões.
Classificação Indicativa: Livre