Negócios

Receita Federal alerta sobre golpes do Pix; veja os principais

Saiba como evitar os principais golpes do Pix em passos simples. - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O Pix já é utilizado por mais de 73% da população brasileira, mas é importante estar atento aos golpes aplicados por criminosos.  |   BNews SP - Divulgação Saiba como evitar os principais golpes do Pix em passos simples. - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 12/05/2025, às 18h02



O Pix é uma modalidade de pagamento digital criada para facilitar transações. No final de 2024, o serviço de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) já era usado por 76,4% da população. 

Desde que foi lançado, em 2020, o serviço é público e gratuito, além de permitir transações 24 horas por dia. No entanto, os golpes do Pix também aumentaram nos últimos cinco anos, utilizando diversas formas de enganar os usuários para perderem dinheiro

Conheça os principais golpes do Pix:

  • Falsa cobrança: golpe mais comum, em que o criminoso envia uma mensagem — por e-mail, WhatsApp ou SMS — se passando por uma empresa, banco ou órgão público. A mensagem alega dívidas, uma taxa pendente ou o bloqueio da conta, induzindo a vítima a fazer uma transferência via Pix.
  • Devolução de valor errado: nesses casos, os fraudadores simulam depósitos errados na conta da vítima e depois pedem a devolução do valor por Pix. No entanto, eles cancelam o depósito e a vítima envia novamente o valor. Nesses casos, é recomendado usar o botão "Devolução do Pix" e não fazer uma nova transferência do mesmo valor.
  • Links fraudulentos: muitas páginas online podem ser clonadas. Ao direcionar um usuário a preencher os dados bancários, os golpistas conseguem as informações imediatamente.
  • Impostos sobre Pix: a modalidade de pagamento não possui cobranças de imposto. Empresas podem cobrar pelo serviço caso você use uma conta comercial, mas isso é uma taxa bancária, não um imposto. Se você receber qualquer cobrança, é golpe.

Como se prevenir de golpes do Pix? 

Para evitar golpes do Pix, é importante estar atento às suas informações. Sempre desconfie de mensagens urgentes que pedem transferência de dinheiro ou envio de dados pessoais.

Se tiver dúvidas se é fraude ou não, entre em contato com a sua instituição financeira por meio de canais oficiais e nunca por links enviados na mensagem suspeita. 

Além disso, a sua chave Pix deve ser enviada apenas para pessoas confiáveis. As chaves aleatórias são as mais seguras, mas nos casos em que é necessário enviar uma chave padrão, como CPF ou celular, tome cuidado onde elas serão compartilhadas. 

Evite clicar em links recebidos de remetentes desconhecidos, assim como navegar em sites que não contenham segurança (https:/). A atenção deve ser redobrada em mensagens de promessas de dinheiro fácil ou sorteios.

Por fim, manter o dispositivo atualizado e com programas antivírus, além de ativar a segurança em duas etapas do seu banco podem ser essenciais para evitar problemas financeiros com o Pix.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp