Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 26/05/2025, às 17h45
A Volkswagen oficializou no último domingo (25) o lançamento do VW Tera, seu novo SUV compacto. A apresentação aconteceu em um evento realizado em São Paulo, mostrando a chegada do modelo que passa a ser a opção de entrada da marca alemã no segmento de utilitários esportivos no Brasil.
Com quatro versões, o Tera entra na disputa com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro Jeep Avenger.
Como já era esperado, o novo SUV ocupará uma posição entre o Polo e o Nivus. Os preços do Tera variam de R$ 99.990 até R$ 142.290, valor da versão topo de linha com o pacote Outfit The Town.
Uma das diferenças mais marcantes entre as versões está no motor: a mais barata vem equipada com motor 1.0 MPI aspirado, o mesmo do Polo Track, que entrega 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
As demais versões contam com o motor 1.0 170 TSI, um propulsor turboflex que gera até 116 cv e 16,8 kgfm. Nos dois modelos mais caros, o motor é combinado com transmissão automática de seis velocidades.
Entre os destaques tecnológicos, o Tera será o primeiro carro da marca no Brasil a contar com inteligência artificial generativa integrada na central multimídia.
Batizado de Otto, o sistema estará disponível a partir do segundo semestre nas versões Comfort e High, onde será item de série e como opcional na configuração TSI.
Com comandos de voz, será possível acessar os aplicativos da plataforma VW Play, consultar o manual do veículo e obter informações sobre o carro. Confira as versões e seus respectivos preços:
Mesmo sendo a opção mais acessível, o modelo vem bem equipado: traz seis airbags, calotas escurecidas, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, retrovisores com ajuste elétrico, faróis e lanternas em LED, além de painel digital de 8 polegadas.
O SUV também conta com duas entradas USB-C, assistente de partida em rampa, piloto automático com limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e a central multimídia Volks Play.
Além da mudança na motorização citada na primeira versão, este modelo também recebe rodas de liga leve de 16 polegadas, volante multifuncional e acabamento interno com aplique em tecido no painel, oferecendo um visual mais refinado com toque extra de conforto.
O modelo conta com câmbio automático de seis marchas e traz novidades tecnológicas importantes, como as rodas diamantadas, partida por botão e o sistema multimídia Volks Play Connect, que oferece espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Outro destaque é o controle adaptativo de velocidade (ACC), que aumenta a segurança e o conforto na hora de dirigir.
Classificação Indicativa: Livre