Polícia
por Isabela Fernandes
Publicado em 05/05/2025, às 11h17
Um adolescente de 15 anos, identificado como Lucas Teles Santana, foi morto a tiros na madrugada de domingo (4), por volta da meia-noite, durante um assalto na Rua Cristóvão Benitez, no bairro Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. As informações são da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O jovem estava acompanhado de um primo quando foi abordado por dois homens em uma moto. Durante o roubo, Lucas deixou cair seu celular, momento em que um dos assaltantes disparou contra ele. Após o crime, a dupla fugiu sem ser identificada.
O adolescente ficou gravemente ferido e foi socorrido por sua família, sendo levado até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Atualpa Girão Rabelo, que fica a pouco mais de dois quilômetros de onde o crime aconteceu. Lucas não resistiu aos ferimentos e sua morte foi constatada pela equipe médica.
A Polícia Civil registrou o caso como latrocínio, um crime caracterizado pelo roubo seguido de morte. Até o momento, os criminosos que causaram a morte do jovem ainda não foram localizados. O caso está sendo investigado pelo 50º Distrito Policial, também situado no Itaim Paulista.
13 casos de latrocínio foram registrados no primeiro trimestre de 2025. Desses 13, 10 deles aconteceram no mês de fevereiro desse ano, sendo o mais baixo registrado no mês em 25 anos. Em comparação com fevereiro de 2024, quando ocorreram 16 latrocínios, a redução foi significativa.
A maior queda foi observada no interior do estado, onde o número de ocorrências caiu de 7 para 3. Na Grande São Paulo, o índice foi de 4 para 2 casos, enquanto na capital paulista o número de latrocínios se manteve igual ao do ano passado, com 5 registros.
As autoridades estaduais afirmam que o trabalho de adaptação das estratégias de segurança é constante, com ajustes no policiamento ostensivo nas áreas de maior incidência criminal.
Classificação Indicativa: Livre