Polícia

Lancha explode com família a bordo durante teste em SP; veja o que aconteceu

Foto: Reprodução/GCM
A explosão aconteceu por volta das 12h de sábado, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/GCM

Publicado em 05/05/2025, às 07h59   Isabela Fernandes



Uma família viveu momentos de desespero na tarde do último sábado (4), quando a lancha em que estavam explodiu e pegou fogo na Represa de Guarapiranga, na zona sul de São Paulo. O acidente aconteceu durante um teste de navegação, feito por um empresário de Barueri interessado na compra da embarcação.

Segundo o empresário, ele, a esposa e os dois filhos estavam a bordo há cerca de sete minutos quando ouviram uma forte explosão. Diante do risco, eles começaram a se preparar para abandonar a lancha. Uma segunda detonação ocorreu, e o fogo rapidamente tomou conta do barco. Apesar do susto, a família conseguiu saltar na água a tempo.

O braço do filho ficou preso durante a fuga, mas o pai conseguiu ajudá-lo e levá-lo para fora com segurança. O menino sofreu arranhões no braço e a mãe teve um machucado leve na perna. Nenhum dos dois precisou ir ao hospital.

Um barco que passava pela região ajudou no resgate imediato, e logo em seguida a Guarda Civil Municipal chegou ao local. O proprietário da marina, que também é médico, prestou os primeiros socorros. Bombeiros e a Marinha do Brasil também participaram da operação. A lancha acabou afundando após o incêndio.

De acordo com a Marinha, a embarcação, identificada como "URUÇU", estava com toda a documentação regularizada. Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas do incidente. O proprietário da lancha afirmou que a lancha havia passado por revisão técnica uma semana antes do teste.

A Capitania dos Portos de São Paulo reforçou, em nota, a importância da manutenção preventiva das embarcações, do uso obrigatório de coletes salva-vidas e da presença de equipamentos contra incêndio a bordo. A Marinha também lembra que emergências podem ser comunicadas pelo telefone 185.

A nota completa

"A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informa que, por volta de 12hs no dia de hoje, foi acionada para atendimento de uma emergência envolvendo o incêndio de uma embarcação na Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP).

A embarcação foi identificada como sendo a lancha "URUÇU", que transportava 4 passageiros no momento do incidente, todos resgatados sem ferimentos.

A equipe que atendeu a ocorrência realizou a perícia necessária para obter os dados preliminares e coletar informações que subsidiarão o Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), já instaurado.

Por fim, A CPSP orienta aos proprietários e condutores a manutenção preventiva de suas embarcações, a observância das dotações de material de combate a incêndios e o uso de coletes salvavidas, bem como incentiva a participação da sociedade nas denúncias e emergências náuticas por meio do telefone 185"

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp