Polícia

Depois do metanol, outra bebida muito consumida no Brasil preocupa autoridades

Polícia Ambiental/reprodução
Polícia Militar Ambiental cumpre um total de dez ordens judiciais de busca e apreensão em cidades do interior de São Paulo  |   BNews SP - Divulgação Polícia Ambiental/reprodução
Bianca Rossi

por Bianca Rossi

[email protected]

Publicado em 13/10/2025, às 17h48



Na última semana, a Polícia Militar Ambiental lançou a operação Lac Purum, com o objetivo de combater a adulteração de leite e outros crimes ambientais em fazendas.

As diligências da operação foram concentradas em Assis (SP), Oscar Bressane (SP), Platina (SP) e Lutécia (SP), onde as equipes buscaram provas e cumpriram mandados judiciais em propriedades rurais suspeitas de envolvimento na fraude, segundo o Diário do Litoral.

Força-tarefa contra a fraude química

A ação resultou no cumprimento de dez mandados de busca e apreensão. O foco da investigação foram as denúncias de adulteração de leite com o uso de substâncias químicas nocivas ao consumo humano.

A operação foi conduzida em parceria com a Defesa Agropecuária de Campinas e contou com o apoio do Ministério Público (Gaema) de Assis.

Detalhes da operação

A mobilização foi ampla, envolvendo um efetivo de 42 policiais e mais seis agentes especializados da Defesa Agropecuária — um total de 48 profissionais atuando diretamente no local.

Durante as diligências, foram coletadas amostras de aproximadamente 200 litros de leite armazenados em uma propriedade rural no município de Platina. Esse material foi encaminhado para análise laboratorial, a fim de confirmar a presença das substâncias químicas denunciadas e verificar a adulteração do produto.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags