Política

Novo aplicativo do governo reúne informações de imóveis rurais

Geralmente, essas informações ficam dispersas em diferentes órgãos e sistemas. - Foto: Unsplash
O app reúne os principais documentos e informações de propriedades rurais e posses no Brasil em um único ambiente digital.  |   BNews SP - Divulgação Geralmente, essas informações ficam dispersas em diferentes órgãos e sistemas. - Foto: Unsplash
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 24/07/2025, às 19h49



Recentemente, o governo lançou o aplicativo "O Meu Imóvel Rural", que reúne os principais documentos e informações de propriedades e posses no Brasil em um único ambiente digital.

O sistema facilita o acesso a dados de imóveis rurais, incluindo documentos para conseguir créditos e outras políticas públicas. 

Geralmente, essas informações ficam dispersas em diferentes órgãos e sistemas de governo. A aplicação foi desenvolvida para melhorar esse processo.

Segundo o governo, o Meu Imóvel Rural tem o objetivo de:

  • Facilitar a organização de documentos necessários à solicitação de crédito rural e para o acesso a políticas públicas;
  • Promover a regularidade ambiental, fundiária e fiscal de imóveis rurais;
  • Dar transparência aos detentores de imóveis sobre os dados informados em diferentes cadastros.

Quem pode usar o aplicativo?

Pensado para os pequenos e médios agricultores, pois seu objetivo é proporcionar acesso fácil, amigável e intuitivo aos dados e documentos.​

O acesso é via conta GOV.BR, pelo aplicativo ou sistema da web.

Parcerias do aplicativo

Há três parceiros do novo aplicativo que ajudam a identificar os dados do imóvel rural.

O primeiro é o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SICAR), que cadastra os dados ambientais das propriedades. No Meu imóvel Rural, o sistema integrado permite ver as informações do imóvel, o polígono desenhado, baixar o "Recibo do CAR" e o "Demonstrativo do CAR".

Em seguida, o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) agrega as informações fundiárias por meio da visualização dos dados de status, localização e documentação do imóvel declarados pelos detentores.

Por fim, o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) registra os limites georreferenciados dos imóveis rurais, permitindo a visualização de informações literais e georreferenciadas das parcelas registradas, diretamente no aplicativo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp