Polícia
por Marcela Guimarães
Publicado em 07/11/2025, às 13h50
O sucesso recente da série “Tremembé”, do Prime Video, fez com que surgisse o interesse do público por nomes que passaram pela “prisão dos famosos”.
Uma dessas figuras foi Suzane von Richthofen, interpretada por Marina Ruy Barbosa na produção. A repercussão trouxe de volta episódios do período em que ela ainda aguardava julgamento e chegou a viver em liberdade.
Em junho de 2005, Suzane havia deixado a cadeia após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) avaliar que ela não representava risco à sociedade.
Passou nove meses em liberdade enquanto aguardava o júri, até que a entrevista ao “Fantástico”, exibida na TV Globo em 2006, mudou completamente sua situação.
Na gravação, em que aparece infantilizada, de cabelos curtos e usando uma camiseta rosa da Minnie, Suzane é flagrada recebendo instruções para chorar e jogar toda a culpa ao ex-namorado, Daniel Cravinhos.
“Ele sempre me dava muita droga, me mandava usar muita droga, cada vez mais. Isso foi acabando comigo. Ele falava: ‘Se me ama, usa’”, disse ela na conversa. Assista à entrevista:
A encenação acabou com a estratégia da defesa e motivou o Ministério Público, que alegou risco de fuga e perigo para Andreas, irmão de Suzane e responsável pela herança da família.
Segundo a Folha de S. Paulo, o promotor Roberto Tardelli destacou que a entrevista tornou Suzane “ainda mais antipática para a sociedade”.
Naquele período, Suzane movia um processo para administrar o patrimônio da família, acusando Andreas de tratar os bens “com total descaso e desleixo”. Ela ainda buscou o direito de receber parte do seguro de vida dos pais.
A repercussão da entrevista levou Suzane von Richthofen de volta à prisão em abril de 2006. Os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos também tinham conseguido liberdade provisória, mas retornaram para a cadeia no início do mesmo ano.
Classificação Indicativa: Livre