Polícia

“Tremembé”: qual foi o crime cometido por Duda, que namorou Cristian Cravinhos?

Foto: Reprodução/Instagram
Série do Prime Video, “Tremembé” foi lançada com base nos livros de Ullisses Campbell, trazendo novos detalhes sobre os casos  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Instagram
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 06/11/2025, às 16h52



O romance entre Cristian Cravinhos e Duda virou assunto após a estreia de “Tremembé”, série original do Prime Video.

A produção retrata a relação homoafetiva (e tumultuada) vivida pelos dois dentro da “prisão dos famosos”.

Relacionamento homoafetivo

Na série, Duda (João Pedro Mariano) conhece primeiro Daniel Cravinhos (Felipe Simas). É ele quem oferece ao recém-chegado uma porta de armário para que não precisasse pagar propina por um espaço no quarto.

O pequeno gesto abre caminho para a aproximação entre os três e, mais tarde, para o início do relacionamento com Cristian (Kelner Macêdo), marcado por paixão e crises de ciúmes.

Duda (João Pedro Mariano)
Duda (João Pedro Mariano) (Foto: Divulgação/Prime Video)

Quem é Duda na vida real?

Fora da ficção, o cabeleireiro Duda é Ricardo de Freitas Nascimento. Condenado por assalto à mão armada aos 26 anos, ele foi transferido para Tremembé, no interior de São Paulo.

Filho de um policial militar, conseguiu vaga na mesma ala em que estavam Cristian e Daniel Cravinhos, condenados ao lado de Suzane von Richthofen pelo assassinato de Manfred e Marísia, que ocorreu em outubro de 2002.

Segundo informações do jornalista Ullisses Campbell, apuradas pelo portal AdoroCinema, Ricardo chamava atenção pelos “gestos bem femininos” e rapidamente virou uma figura famosa dentro da prisão.

Relação com os irmãos Cravinhos

O primeiro contato mais próximo foi com Daniel, que trabalhava na marcenaria. Depois disso, Ricardo passou a ajudar na limpeza e na organização do quarto dos irmãos, fortalecendo o vínculo entre eles.

Com o tempo, Cristian desenvolveu sentimentos por ele e passou a chamá-lo carinhosamente de “Lua”.

A relação dos dois durou até a saída de Cristian Cravinhos para cumprir o restante da pena em regime aberto, momento que marcou o fim do romance.

Zero envolvimento com os criminosos

De acordo com os produtores, nenhum dos condenados cujas histórias inspiram o roteiro foi consultado, envolvido ou recebeu qualquer tipo de pagamento pelo uso de seus casos.

Em entrevista ao portal Splash, a diretora Vera Egito negou qualquer contato com os criminosos. “Eu nunca falei com nenhuma dessas pessoas. Nem com ninguém. Zero envolvimento”, afirmou.

A plataforma de streaming Prime Video também declarou oficialmente que nenhuma das figuras reais recebeu alguma quantia por “Tremembé”.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp