Polícia

Metrô de SP anuncia mudanças em plataforma da Linha 5-Lilás após morte de passageiro

Foto: Divulgação
Medida foi anunciada após passageiro morrer ao ficar preso entre o trem e a plataforma na estação Campo Limpo  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação
Isabela Fernandes

por Isabela Fernandes

Publicado em 07/05/2025, às 09h00



A ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, anunciou que vai instalar barreiras de segurança entre os trens e as portas de plataforma até o segundo semestre deste ano. 

A medida foi tomada após um passageiro morrer ao ficar preso no vão entre o trem e a plataforma na Estação Campo Limpo, na manhã desta terça-feira (6). Segundo a ViaMobilidade, os sensores do trem indicaram que todas as portas estavam fechadas no momento do acidente, por isso o trem partiu normalmente. 

A concessionária afirmou ainda que intensificará as campanhas de conscientização para que os passageiros respeitem os sinais visuais e sonoros emitidos durante o fechamento das portas. O Metrô de São Paulo também declarou que vai reforçar a comunicação e colaborar com novas estratégias de segurança junto às autoridades.

O sistema de portas automáticas foi desenvolvido na França há cerca de três décadas e tem como principal objetivo evitar acidentes e interrupções. Em São Paulo, a tecnologia foi adotada pela primeira vez em 2010, na Linha 4-Amarela, e atualmente está presente em 53 das 91 estações do metrô.

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô destaca que a operação segura dessas portas depende de uma perfeita sincronia com o sistema dos trens. Modelos mais modernos contam com sensores que detectam obstáculos e evitam o fechamento das portas em caso de bloqueio. 

A investigação do acidente segue em andamento, conduzida pela Delegacia do Metropolitano (Delpom).

Não é a primeira vez que algo semelhante acontece no metrô de São Paulo. Em março, uma mulher ficou presa entre o trem e a porta de segurança na estação Vila Prudente, da Linha 2-Verde. Na ocasião, o trem não chegou a seguir viagem, e ninguém se feriu. Após o incidente, o mesmo tipo de barreira anunciado para a Linha 5-Lilás começou a ser instalado na Linha 2.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp