Política

Após superlotação, Prefeitura de SP anuncia novas medidas para o Carnaval

Foto: Leon Rodrigues/SECOM
Com registros de tumultos no pré-Carnaval, a Prefeitura de São Paulo anunciou reforço na segurança e mudanças na operação dos megablocos  |   BNews SP - Divulgação Foto: Leon Rodrigues/SECOM
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 10/02/2026, às 17h13



Após episódios de superlotação e tumulto no último fim de semana, a Prefeitura de São Paulo anunciou novas medidas de segurança para os megablocos do Carnaval de rua.

A principal mudança é a presença de agentes da gestão municipal dentro dos trios elétricos, com o objetivo de evitar novos problemas.

Alto número de tumultos

No domingo (8), a Rua da Consolação registrou caos com a concentração de dois megablocos: o Bloco Skol, que teve Calvin Harris como atração principal, e o Acadêmicos do Baixo Augusta, com Péricles, programados para horários próximos.

Já no sábado (7), o desfile do bloco Quem Pede, Pede, com Ivete Sangalo, no entorno do Ibirapuera, foi interrompido por cerca de 50 minutos por conta da superlotação.

Ajustes no circuito do Ibirapuera

Para evitar novos empurra-empurras, foi alterado o trajeto dos megablocos no Ibirapuera.

A Avenida Pedro Álvares Cabral passou a contar com duas novas rotas de saída, pelo estacionamento da Alesp e pela Rua Abílio Soares, justamente a área onde houve maior pressão de público no show de Ivete.

Ivete Sangalo em megabloco da 99
Ivete Sangalo em megabloco da 99 no último sábado (7) (Foto: Arquivo BNews São Paulo)

Monitoramento e atendimento reforçados

A gestão municipal informou que 6.400 agentes da Guarda Civil Metropolitana atuam no Carnaval, número 20% maior que no ano passado.

Os circuitos contam ainda com 482 câmeras do Smart Sampa, 23 drones e postos de saúde móveis instalados dentro das áreas dos megablocos.

Prefeitura e PM defendem operação

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) classificou o primeiro fim de semana de folia como um sucesso”, destacando o baixo número de ocorrências ao fazer uma comparação com o volume de foliões.

Ainda segundo a administração municipal, medidas como a abertura de vias transversais e o bloqueio da entrada de novos foliões foram adotadas no pico do tumulto na Consolação.

O bloco seguiu sem novos incidentes e a situação foi normalizada no início da noite, sem registro de ocorrências graves.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp