Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 06/08/2025, às 11h45
Uma massa de ar polar associada a um ciclone deve causar uma queda nas temperaturas a partir do próximo sábado (9), de acordo com a Climatempo.
O fenômeno chega com a frente fria que também aparece com chuvas no interior paulista nesta semana e pode ser classificado como a quinta onda de frio do ano.
Em Campinas (SP), por exemplo, os termômetros devem marcar mínimas de até 8°C no sábado e 9°C no domingo, de acordo com a previsão. A tendência é que o ar polar chegue em diversas regiões do país.
Os termômetros devem despencar entre os dias 9 e 13 de agosto, com destaque para a parte da manhã dos dias 10 e 11.
A Climatempo reforça que o ciclone permanecerá no oceano, mas ainda influenciará o clima em diversas regiões. Mesmo com mais umidade no Sul, não há expectativa de chuvas para SP e Sudeste durante o período.
Antes da chegada da massa polar, esta quarta-feira (6) ainda será de chuvas fortes em partes do estado de São Paulo, principalmente no litoral.
Por outro lado, regiões do interior (pelo norte e noroeste) seguirão com tempo seco e baixa umidade do ar.
“Ainda chove também no litoral de São Paulo, com caráter persistente e variando entre fraca e moderada intensidade”, diz a Climatempo.
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a tendência é que as temperaturas voltem a subir aos poucos ao longo de agosto. “Junho e julho são os meses mais frios do ano, e as temperaturas já voltam a subir em agosto”, afirma o estudo.
Classificação Indicativa: Livre