Política
por Isabela Fernandes
Publicado em 08/05/2025, às 06h54
O segundo dia do conclave 2025 começou sem a eleição de um novo papa. A tradicional fumaça preta voltou a sair da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8), sinalizando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso.
O sinal, aguardado por fiéis ao redor do mundo, apareceu por volta das 6h50 (horário de Brasília), alguns minutos mais cedo que o previsto pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. A cor escura da fumaça confirma que nenhum dos candidatos obteve os dois terços dos votos exigidos para assumir o papado.
Com até quatro votações previstas por dia a partir de hoje, o próximo momento esperado de fumaça está marcado para o período da tarde. Se novamente escura, significará nova rodada inconclusiva. Se branca, anunciará ao mundo que a Igreja Católica tem um novo pontífice.
De acordo com Bruni, a fumaça deve ser visível diariamente em dois períodos principais: 7h e 14h, sempre no horário de Brasília. Porém, se for branca, o resultado é adiantado para 5h30 ou 12h30.
Enquanto isso, a expectativa global se mantém. Os cardeais continuam reunidos em sigilo rigoroso na Capela Sistina, no Vaticano, para definir quem será o próximo líder espiritual de mais de um bilhão de católicos ao redor do mundo.
Classificação Indicativa: Livre