Política
Publicado em 07/05/2025, às 16h01 Redação BNews São Paulo
A primeira votação do conclave 2025 terminou sem definição. A tradicional fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina na tarde desta quarta-feira (7), confirmando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o novo papa.
O sinal, aguardado por milhões de fiéis ao redor do mundo, apareceu por volta das 16h (horário de Brasília), como havia sido anunciado pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. A cor escura da fumaça significa que nenhum dos candidatos alcançou os dois terços necessários para ser eleito.
No primeiro dia do conclave há apenas uma rodada de votação. A partir de quinta-feira (8), estão previstas até quatro votações por dia, com emissões de fumaça pela manhã e à tarde — cinza (preta) se não houver decisão e branca quando um novo pontífice for escolhido.
O mundo segue em expectativa enquanto os cardeais continuam reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, em total sigilo, para decidir quem será o novo líder da Igreja Católica. A próxima atualização deve acontecer nas primeiras horas da manhã da quinta-feira (8).
Classificação Indicativa: Livre