Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 03/09/2025, às 12h34
O vereador Gilberto Nascimento Jr. (PL), presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de São Paulo, enxerga um momento de ascensão do Partido Liberal no estado e no país.
O PL lidera hoje as intenções de voto quando o eleitor é perguntado em qual partido votaria, com 18%. O Partido dos Trabalhadores (PT) aparece em segundo lugar, com 16%. Para ele, essa evolução existe por conta de princípios.
“Não foi só porque nós temos grandes figuras. Obviamente o maior hoje, reconhecido, é o ex-presidente [Jair] Bolsonaro, a própria Michelle e tantos outros deputados e senadores, mas tenho certeza que o crescimento surgiu porque é um dos poucos partidos com bandeiras claras”, afirmou.
“Infelizmente, você tem muitos partidos heterogêneos que não sabem muito bem o que defendem. Aqueles que acabam se colocando contra os ideais do partido são convidados a sair”.
Apesar das disputas entre partidos, o vereador defende as pontes com legendas que compartilham valores parecidos entre si.
“Enxergo com bons olhos essa relação do PL com outros partidos que têm linhas conservadoras, como o Republicanos, por exemplo, ou com parlamentares que são conservadores mas foram eleitos em outras legendas, como é o caso do Adrilles [Jorge] aqui, que é do União Brasil”, pontuou. “A gente costuma dizer: ‘Você só não está no PL, mas você defende tudo o que o PL defende’”.
Gilberto reforça ainda que a construção de alianças acontece a partir de ideais. “Eu acho que esse avanço e esse relacionamento tem que ser construído com outras legendas ou com outros parlamentares. A ideia principal são as bandeiras que a gente deve seguir para pensar num Brasil melhor e numa cidade melhor”.
“A gente tem muita dificuldade, obviamente, porque muita gente já julga o PL como partido extremista. Mas, assim como todas as pontas, você tem seus extremistas em todos os partidos”, declarou ele, que busca destacar seus princípios na política.
Gilberto Nascimento Jr. também ressaltou a boa relação com a administração do prefeito Ricardo Nunes (Republicanos).
“É um diálogo franco e aberto, mesmo aqueles pontos que o Ricardo fala: ‘Olha, na minha concepção, eu acho que isso não é bom para o município’. Ele tem dificuldade zero de falar ‘não’ e a gente tem dificuldade zero de entender”.
Segundo ele, o partido tem priorizado debater propostas que reduzam a dependência da população em relação ao governo.
“A gente tem discutido e debatido muitos projetos para que as pessoas venham a depender menos do Estado. E aí, quando a gente fala disso, fala de emprego e renda, de oportunidades, seja até na assistência social. Tudo isso tem sido construído através de PLs, discussões e audiências públicas aqui na Câmara Municipal”.
Em seu terceiro mandato, o vereador garante que o cenário político atual favorece a consolidação do Partido Liberal.
“Acho que o PL está vivendo o melhor momento que ele vive”, destacou. “O crescimento de deputados, senadores, vereadores e prefeitos, eu acho que é fundamental nesse momento. Me sinto extremamente confortável aqui. É um partido muito transparente nas suas relações”.
Classificação Indicativa: Livre