Política

Após polêmica, deputado propõe tirar o nome da Ultrafarma do metrô de SP

A estação de metrô possui o nome da Ultrafarma desde março de 2022. - Foto: Divulgação Metrô SP
O pedido acontece após o dono da rede, Sidney Oliveira, ter sido preso acusado de participar de um esquema de corrupção milionário.  |   BNews SP - Divulgação A estação de metrô possui o nome da Ultrafarma desde março de 2022. - Foto: Divulgação Metrô SP
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 13/08/2025, às 11h25



Carlos Giannazi (PSol), deputado estadual de São Paulo, entrou com um pedido para a retirar o nome da rede farmacêutica Ultrafarma da estação Saúde, da Linha 1-Azul do Metrô.

O pedido acontece após o dono da rede, Sidney Oliveira, 71 anos, ter sido preso na última terça-feira (12) durante uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), acusado de participar de um esquema de corrupção com auditores fiscais da Secretaria da Fazenda estadual.

A estação de metrô possui o nome da Ultrafarma desde março de 2022, quando a farmacêutica comprou o direito de nomeação (naming rights) da Digital Sports Multimedia (DSM), que ganhou em 2021.

Vale lembrar que a rede possui mais de 20 unidades na região da Saúde, o que garantiu a compra. No contrato da DSM com o Metrô de São Paulo, a marca deve pagar R$ 71,9 mil por mês durante 10 anos para manter seu direito de nomear a estação. As informações são do Metrópoles.

Entenda a investigação contra o dono da Ultrafarma

sidney oliveira

A prisão de Sidney Oliveira faz parte de uma ação para desarticular um esquema de corrupção que movimentou valores milionários.

Segundo o MP-SP, as investigações indicam que o grupo atuava desde 2021 e continuava ativo até a operação desta terça-feira.

Além do empresário, também foram presos Mario Otávio Gomes, diretor da Fast Shop, e um auditor fiscal suspeito de receber propinas.

Como funcionam os "naming rights" do metrô?

Os Naming Rights são uma nova modalidade de associação entre uma marca e o Metrô de São Paulo, permitindo às empresas adicionar suas marcas aos nomes das estações — funcionando como um “sobrenome”.

Os contratos podem durar de cinco até vinte anos, a depender da concessão.

Vale lembrar que as marcas não patrocinam o funcionamento da estação, mas são responsáveis por melhorar a comunicação visual delas, melhorando a orientação ao passageiro.

Por meio da iniciativa, o Governo do Estado de São Paulo e o Metrô projetam incrementar as receitas não-tarifárias, trazendo melhorias para todo o sistema.

Estações de metrô e CPTM com nomes de patrocinadores

Nove estações de toda a malha metroferroviária de São Paulo contam com contratos ativos de naming rights

Confira as estações com nomes de marca:

  • Saúde-Ultrafarma – Linha 1-Azul
  • Penha-Lojas Besni – Linha 3-Vermelha
  • Carrão-Assaí Atacadista – Linha 3-Vermelha
  • Paulista-Pernambucanas – Linha 4-Amarela
  • Adolfo Pinheiro-Unisa – Linha 5-Lilás
  • Lapa-Senac – Linha 8-Diamante
  • Berrini-Casas Bahia – Linha 9-Esmeralda
  • Morumbi-Claro – Linha 9-Esmeralda
  • Jurubatuba-Senac – Linha 9-Esmeralda

Classificação Indicativa: Livre

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