Política
por Camila Lutfi
Publicado em 12/05/2025, às 11h00 - Atualizado às 18h53
O começo de 2025 contou com a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6x1, redigida pela deputada federal Érika Hilton. No entanto, a discussão sobre flexibilização do trabalho é antiga. Uma pesquisa realizada em 2023, por exemplo, revelou diversos benefícios da redução de escala do trabalho 4x3.
O modelo que propõe quatro dias de trabalho seguidos por três de descanso foi adotado por cerca de 61 empresas do Reino Unido para um estudo conduzido por pesquisadores de instituições renomadas como a Universidade de Cambridge, a Universidade de Salford e o Boston College. A análise foi realizada ao longo de seis meses.
O formato reduz a carga semanal de 38 horas para 31,6 horas, com um dia fixo de folga, normalmente às segundas ou sextas-feiras. A ideia é aumentar a eficiência durante o tempo disponível, não manter as mesmas demandas com um menor tempo de trabalho.
Após o período de pesquisa, 92% das organizações decidiram continuar com a política, e 18% a implementaram de forma permanente. Entre os funcionários, 71% relataram uma redução no burnout, enquanto 65% notaram uma diminuição nas faltas médicas. Além disso, houve uma queda de 57% nos pedidos de demissão, e a receita média das empresas aumentou em 1,4%.
Os benefícios para a vida pessoal dos participantes também subiu para 96% dos colaboradores e 86% se sentiram mais produtivos. De acordo com Juliet Schor, professora de sociologia do Boston College, os benefícios físicos e mentais observados durante o experimento continuaram mesmo após o seu término.
A colaboração entre funcionários e gestores foi identificada como um fator crucial para o sucesso da iniciativa. No entanto, foram observadas dificuldades na adaptação ao novo formato para algumas empresas, como alinhar o regime com parceiros externos e clientes. Os pesquisadores recomendam planejamento cuidadoso e comunicação clara para evitar frustrações internas.
Vários países tentam implementar a escala 4x3, como a Escócia, que criou o movimento 4 Day Week (Semana de quatro dias, em tradução para o português), e faz testes para reduzir a carga horária de trabalho desde 2021. As horas trabalhadas no país podem variar entre 37 a 40 horas.
Classificação Indicativa: Livre