Política

Metrô novo e passagem mais cara: o que esperar de SP em 2026

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Novas linhas de metrô, possíveis reajustes no transporte público e mudanças em rodovias prometem impactar a rotina e o bolso dos paulistanos no próximo ano  |   BNews SP - Divulgação Foto: reprodução/Freepik
Ana Caroline Alves

por Ana Caroline Alves

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Publicado em 27/12/2025, às 06h00



O ano de 2026 deve marcar uma virada importante no cotidiano de quem vive em São Paulo. Projetos de infraestrutura aguardados há anos finalmente começam a sair do papel, especialmente na área de mobilidade urbana.

Ao mesmo tempo, o cenário econômico aponta para possíveis aumentos de tarifas, o que exige atenção redobrada dos moradores da capital e da região metropolitana, as informações são do São Paulo Secreto.

Expansão do metrô avança após anos de espera

Entre as novidades mais esperadas está a chegada da Linha 6-Laranja do metrô. A previsão é que o trecho entre Brasilândia e Perdizes seja inaugurado até o fim de 2026, conectando a Zona Norte ao Centro expandido da cidade. A conclusão total da linha, incluindo a estação São Joaquim, está prevista para 2027.

Outra entrega importante é a Linha 17-Ouro, monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi. Com mais de 80% das obras concluídas, a expectativa é que a operação comece em março de 2026, melhorando o acesso ao terminal aéreo e reduzindo a dependência do transporte individual.

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Foto: Divulgação Prefeitura de São Paulo

Transporte coletivo pode ter novo reajuste

Além das melhorias na malha metroviária, o custo do transporte público também está no radar. Em 2025, a tarifa de ônibus em São Paulo teve um aumento significativo, passando de R$ 4,40 para R$ 5. Para 2026, a prefeitura não descarta um novo reajuste.

O prefeito Ricardo Nunes afirmou que a decisão dependerá da inflação. Segundo dados do IBGE, o IPCA acumulou 3,92% desde janeiro de 2025. Caso esse índice fosse aplicado hoje, a passagem poderia chegar a aproximadamente R$ 5,20. No entanto, até o momento, não há anúncio oficial sobre mudanças no valor.

Concessão da Fernão Dias pode encarecer pedágio

Outra alteração que deve pesar no orçamento de quem circula de carro é a mudança na concessão da Rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Minas Gerais. A partir do primeiro semestre de 2026, a gestão deixa a Arteris e passa para a Motiva Infraestrutura, antigo grupo CCR.

Com a troca de concessionária, existe a expectativa de novos investimentos, mas também a possibilidade de reajuste no valor do pedágio, o que pode impactar motoristas que utilizam a rodovia com frequência.

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