Entretenimento
Publicado em 31/10/2025, às 20h26 Foto: Unsplash Marcela Guimarães
A partir do próximo sábado (1º), o WhatsApp deixará de funcionar em certos celulares mais antigos. A medida foi anunciada pela Meta, dona do aplicativo. O objetivo é aprimorar a segurança e o desempenho do app de mensagens.
Com a evolução dos sistemas operacionais, alguns aparelhos vão deixando de atender aos requisitos. Nesses casos, o aplicativo pode apresentar falhas, não abrir ou impedir o envio e recebimento de mensagens.
Para continuar usando o WhatsApp, os dispositivos precisarão rodar o sistema Android 5.0 (Lollipop) ou versões superiores e, no caso dos iPhones, iOS 12 ou mais recente.
Quem usar aparelhos que não se enquadram nesses sistemas deve considerar atualizar o software. Caso não tenha suporte, o ideal é trocar de celular.
Segundo a Meta, a decisão faz parte de um processo contínuo de atualização que acontece há alguns anos.
Modelos mais antigos não conseguem executar as versões atuais do aplicativo, o que pode gerar problemas de segurança e impedir o uso de novos recursos, como chamadas em alta qualidade e ferramentas de inteligência artificial (IA).
A lista de celulares que deixarão de rodar o WhatsApp é grande e conta com as mais diversas marcas. Confira alguns dos principais modelos listados pelo jornal O Globo:
Para verificar a versão do sistema operacional, acesse as configurações, toque em “Sobre o telefone” ou “Informações do dispositivo”e veja qual é a versão do Android ou iOS instalada.
Também é possível checar se há atualizações disponíveis em “Sistema” e “Atualização do sistema”.
Câmera do iPhone com qualidade do olho humano pode chegar em breve; confira
Qual é o celular seminovo mais vendido do Brasil? Veja modelo e suas qualidades