Entretenimento
Publicado em 04/07/2025, às 10h44 Essa condição é comum em qualquer idade e pode ser solucionada com hábitos simples. - Foto: Unsplash Camila Lutfi
Ficar com as mãos geladas é uma situação comum, especialmente em meio a um inverno com temperaturas mais baixas do que nos últimos anos. A condição pode estar associada também a um hábito que pode passar despercebido no dia a dia.
Segundo profissionais ouvidos pela Gazeta de S. Paulo, extremidades geladas estão, muitas vezes, relacionadas com uma tensão muscular profunda. Caso essa tensão aconteça no pescoço ou na coluna cervical, essa relação é ainda mais provável, visto que interferem diretamente no fluxo sanguíneo para as mãos.
Além dos problemas musculares, dificuldades emocionais também podem ocaionar a sensação de frio nas mãos.
Visto que esse é um problema, em maior parte, de circulação, a forma como um indivíduo trabalha pode estar diretamente relacionado à tensão nos músculos.
Quem trabalha sentado, por exemplo, pode ter mais lesões no pescoço, enquanto quem fica muitas horas de pé consegue tensionar a cervical com mais facilidade.
Até mesmo a postura ao usar o celular é capaz de impactar o fluxo sanguíneo, deixando as mãos mais geladas.
Fisioterapeutas recomendam, além de uma prática regular de exercícios, acrescentar alongamentos na rotina para manter uma melhor postura. Além disso, buscar maneiras de diminuir o estresse como menos horas de tela, se alimentar bem e fazer atividades relaxantes ajudam a minimizar o problema.
No entanto, caso as mãos geladas se tornem um real incômodo e persistente mesmo após essas mudanças, é recomendado procurar um médico para entender a sua condição.
Essa fruta tem ação anti-inflamatória e muitos benefícios para o fígado; conheça
Pilates funciona? Veja para que ele serve de verdade