Entretenimento
Publicado em 14/05/2025, às 18h30 Diversos fatores levam a crer que os vestígios sejam de Cristo. - Pixabay Camila Lutfi
Arqueólogos encontraram um possível túmulo de Jesus, descrito na Bíblia, durante escavações em Jerusalém. Os vestígios em análise foram descobertos na Igreja do Santo Sepulcro, conhecido pela crucificação e sepultamento da divindade cristã.
Segundo informações do jornal The Mirror, o cenário encontrado é muito similar à descrição no Evangelho de João, que fala de um jardim com um túmulo novo próximo ao local da crucificação. Além disso, evidências indicam a presença de oliveiras e vinhedos ao redor do túmulo, descobertas através de análises de pólen e vestígios botânicos.
Os estudiosos também revelaram existir uma base circular de mármore sob o ponto que marca o suposto túmulo de Cristo, o que pode estar ligada a uma monumentalização feita no século IV. Moedas do mesmo período, fragmentos de cerâmica, ossos de animais e restos alimentares também ajudam a estruturar as evidências de visitantes ao longo dos séculos.
Francesca Romana Stasolla, da Universidade La Sapienza, de Roma, arqueóloga responsável pela equipe de escavações, afirmou ao The Mirror que não é possível afirmar se esse é, de fato, o túmulo de Jesus. No entanto, ela acredita que a fé de milhões de cristãos ao longo dos séculos foi o que preservou o local e o transformou no que ele é hoje.
Novas descobertas podem compor uma reconstrução multimídia completa do local. No momento, as escavações do possível túmulo de Jesus estão em pausa e devem retornar nos próximos meses.
Descoberta a cratera mais antiga da Terra; e ela reescreve nossa história em 3,5 bi de anos
Esta cratera ‘portão do inferno’ queima há 50 anos; o fogo não apaga