Negócios
Publicado em 26/12/2025, às 08h26 Foto: Divulgação/Toyota. Bianca Novais
O ano de 2015 foi marcado por muitos eventos impactantes, como o impeachment de Dilma Rousseff e a crise global de refugiados, e inovações tecnológicas, como o lançamento do iPhone 6S e a estreia de alguns carros no Brasil.
Dez anos depois, esses modelos continuam presentes nas ruas e alguns seguem queridinhos do mercado automotivo nacional. A lista foi organizada pelo Auto Mais TV, que relembra cinco lançamentos de modelos emblemáticos.
Considerado um dos SUVs compactos mais importantes do país, o Jeep Renegade celebrou seu décimo aniversário com uma série especial comemorativa. Lançado com motor 1.8 aspirado ou diesel, visual quadrado e proposta off-road, rapidamente desafiou rivais como Renault Duster e Ford EcoSport.
Apesar das críticas ao desempenho, liderou a categoria por dois anos e passou por duas reestilizações. A grande mudança veio em 2022, com a adoção do motor 1.3 turbo flex de até 185 cv. A próxima novidade deve ser o interior renovado.
Também apresentado em 2015, o HR-V chegou como uma espécie de Fit reforçado: versátil, funcional e com motor 1.8 aspirado aliado ao câmbio manual ou CVT. O modelo caiu rapidamente no gosto do público, liderou o segmento e hoje vive sua segunda geração, mais sofisticada e mais cara. As versões atuais vão da EX à Touring, passando por EXL e Advance.
Primeira caminhonete intermediária do Brasil, a Oroch nasceu baseada no Duster e completa 10 anos sem ter alcançado o sucesso esperado. Sua trajetória foi ofuscada pela chegada da Fiat Toro, que domina o segmento.
Mesmo com visual robusto, motores 1.6 flex de 120 cv ou 1.3 turbo de 170 cv e boa capacidade de carga (até 680 kg) a Oroch pode ser substituída em breve, já que a Renault prepara a Niagara para 2026.
Reconhecida pela robustez e pela confiabilidade mecânica, a Toyota Hilux segue há uma década na mesma geração e permanece líder entre as picapes médias.
Reestilizações ao longo dos anos mantiveram o modelo atualizado, enquanto a nova geração, já revelada no exterior, deve chegar ao Brasil em breve.
Lançado em 2015 com visual de perua aventureira, central multimídia e motores 1.6 aspirado ou 1.6 THP de 173 cv, o Peugeot 2008 nunca foi líder de vendas, mas sempre teve fãs. Agora em sua segunda geração, aposta em design futurista, equipamentos de série e motor 1.0 turbo flex de 130 cv.
Ranking elege as marcas de carro favoritas dos brasileiros e o 1º lugar surpreende; veja lista completa
Nova picape da Volkswagen aposta em estratégia inédita para enfrentar a líder Fiat Strada