Negócios
Publicado em 26/11/2025, às 09h20 Foto: Divulgação/Fiat. Bianca Novais
A Fiat surpreendeu os visitantes do Salão do Automóvel de São Paulo ao apresentar o Dolce Camper, uma mini van futurista que revela a nova linguagem visual da marca e antecipa o sucessor do Uno, previsto para 2026.
A novidade foi detalhada pelo Click Petróleo e Gás, que destaca a aposta da montadora em uma combinação de design inovador, soluções urbanas e experiência imersiva no evento.
Com proporções robustas e paleta inspirada no Cerrado, o conceito se distancia do padrão dos compactos atuais. Tons terrosos e texturas orgânicas indicam uma mudança estética que deve influenciar diretamente a nova geração de hatches da Fiat.
Por dentro, o Dolce Camper traz formas ovais e superfícies amplas que remetem à pista oval da fábrica de Lingotto, em Turim, na Itália. Esses traços também dialogam com o Fiat Grande Panda, modelo europeu que serviu de inspiração e que deve influenciar o hatch brasileiro de 2026.
O conceito reúne elementos concretos que devem aparecer no futuro modelo: linhas horizontais, faróis integrados e visual robusto. A promessa é competir diretamente com Chevrolet Onix, Fiat Argo e Mobi.
Além do Dolce Camper, a Fiat levou ao evento o Pulse Abarth Stranger Things, edição limitada a 511 unidades. Inspirado no “mundo invertido” da série, o carro ganhou ambientação cênica, efeitos visuais e até o Demogorgon, tornando o estande um dos mais disputados do Salão do Automóvel.
Outra atração foi o Abarth 600e Scorpionissima, com 280 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,85 segundos. Apesar de não ter chegada confirmada ao Brasil, o desempenho e o visual na cor Hypnotic Purple chamaram atenção do público.
Novo Jeep Avenger terá ChatGPT e produção no RJ; veja quando estreia
Fiat terá 5 lançamentos no Brasil até 2030; veja o que já foi confirmado