Negócios
Publicado em 30/10/2025, às 10h30 Foto: Divulgação/Lexus. Bianca Novais
O avanço dos veículos elétricos e híbridos está mudando o trânsito de São Paulo.
O número de carros isentos do rodízio municipal por baixa emissão de poluentes cresceu 373% em sete anos, impulsionado pelo aumento das vendas de eletrificados. A informação é da Rádio CBN.
A venda de modelos elétricos mais do que dobrou entre 2024 e 2025, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Criado em 1997 para reduzir congestionamentos e melhorar a qualidade do ar, o rodízio ainda cumpre papel ambiental, mas especialistas alertam para a necessidade de revisão das regras diante do crescimento da frota de elétricos.
Enquanto o debate sobre novas políticas avança, os motoristas interessados em circular livremente pela cidade encontram boas opções de veículos que unem economia, sustentabilidade e preços acessíveis.
O portal iG Carros reuniu cinco modelos isentos do rodízio por menos de R$ 100 mil. Confira:
O elétrico 0km mais barato do país, com autonomia de 185 km, aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 14,6 segundos e velocidade máxima de 130 km/h. Apesar da potência modesta, o modelo é ideal para perímetros urbanos.
Sistema híbrido leve que entrega até 120 cv sem necessidade de carregamento em tomada, uma boa opção para quem não tem estrutura própria de recarga.
Seminovo que continua sendo referência global em elétricos, o carro tem motor 1.8 a gasolina em ciclo Atkinson com outro elétrico, entregando 122 cv.
É considerado um dos mais eficientes e econômicos por alcançar até 19 km/l na cidade.
Este híbrido também figura entre os mais econômicos do segmento, combinando conforto e desempenho, devido à potência combinada de 190 cv com motores elétrico e 2.0 a gasolina em ciclo Atkinson.
O mais barato da lista, o hatch híbrido urbano da Lexus oferece sofisticação e baixo consumo de combustível, fazendo 15,7 km/l na cidade e e 14,2 km/l na estrada.
Honda prepara o primeiro híbrido flex da marca no Brasil: conheça o novo HR-V
Conheça o carro elétrico mais popular da China, que chega ao Brasil em novembro