Negócios
Publicado em 10/11/2025, às 21h07 Foto: Divulgação/Toyota Érica Sena
O Toyota Yaris Cross está prestes a desembarcar no Brasil, mas não como muitos imaginavam. Apesar do nome, o novo SUV não tem relação direta com o Yaris hatch ou sedã.
Na verdade, ele se posiciona em um segmento superior, com dimensões e proposta próximas às de Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Honda HR-V, como citado pelo site UOL.
Ao contrário das expectativas iniciais, o Yaris Cross não competirá com SUVs compactos como Fiat Pulse, Renault Kardian ou Volkswagen Tera.
O modelo utiliza uma versão simplificada da plataforma do Corolla Cross, o que garante porte e estrutura de SUV médio, com pouco mais de 4,30 metros de comprimento e porta-malas superior a 450 litros.
Essa estratégia da Toyota faz sentido, já que o segmento dos SUVs médios é o mais disputado e desejado do país, com alta participação nas vendas e forte apelo entre consumidores que buscam conforto, espaço e design sofisticado.
O Yaris Cross deverá oferecer duas motorizações: 1.5 aspirada flex e 1.5 híbrida flex, ambas com menos de 120 cavalos de potência. Isso pode representar um ponto fraco frente a concorrentes mais potentes, embora o consumo e a eficiência energética sejam destaques esperados, especialmente na versão híbrida.
O preço deve começar entre R$ 125 mil e R$ 130 mil, posicionando o modelo entre as versões de entrada e intermediárias dos principais rivais.
A estreia do Yaris Cross 2026 estava prevista para outubro de 2025, mas foi adiada após uma tempestade atingir a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), paralisando a produção por tempo indeterminado. As montadoras de Indaiatuba e Sorocaba também ficaram temporariamente inativas.
Com a retomada parcial das operações em 3 de novembro, a nova previsão de lançamento é para o início de 2026, quando a Toyota espera disponibilizar as duas motorizações planejadas.
Vendas do Toyota Corolla Cross desabam no Brasil — entenda o que aconteceu
Nova Toyota Hilux já tem data para ser revelada; veja tudo que sabemos