Política
Publicado em 20/12/2025, às 15h04 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Nathália Maciel
O Instituto Butantan entregará, na próxima semana, doses da vacina Butantan-DV ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do imunizante que previne contra o vírus da dengue. Em divulgação, o Governo do Estado de São Paulo afirmou que a ação será iniciada pelo instituto por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
De acordo com o Metrópoles, serão entregues 300 mil doses, de um total de 1,3 milhão. A expectativa é de que, até o fim de janeiro de 2026, cerca de 1 milhão de doses sejam distribuídas.
A nova vacina contra a dengue é a primeira a ser desenvolvida no mundo. O imunizante recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil em pessoas de 12 a 59 anos.
Estudos apresentaram que, nessa faixa etária, o imunizante atingiu 74,7% de eficácia geral e resultou em 100% de eficácia na prevenção de hospitalizações pela doença.
Conforme o Metrópoles, os profissionais da saúde estão entre os grupos prioritários da campanha de vacinação e, por isso, devem ser os primeiros a receber as doses. A prioridade começa pelos trabalhadores que atuam na linha de frente do atendimento à população e em contato direto com pacientes.
Nesse grupo, também estão incluídos os agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que realizam atendimentos e visitas domiciliares.
Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 130 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na produção da vacina contra a dengue.
Especial de Roberto Carlos ganha data, cenário inédito e encontros musicais surpreendentes
Suzane von Richthofen é flagrada em praia nobre do litoral paulista; veja foto
Café sem açúcar: entenda o que acontece no corpo após ingerir a bêbida