Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 26/08/2025, às 09h32
A Apple está prestes a revelar a nova geração de iPhones, com data marcada para o dia 9 de setembro. É o ponto alto do calendário tecnológico do ano.
A série iPhone 17 deve incluir os modelos tradicionais (iPhone 17, iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max), além de um inédito aparelho ultrafino, que pode receber o nome de iPhone 17 Air. Segundo a Bloomberg, a Apple deve seguir uma reformulação ampla nos smartphones nos próximos anos.
Além do já conhecido desejo da marca em se consolidar no mercado de inteligência artificial (IA) — com a intenção de deixar a Siri mais realista —, as próximas três atualizações do iPhone devem aplicar mudanças drásticas no modelo conhecido pelo público hoje.
Tudo começa em setembro com o iPhone Air — um novo modelo fino que substituirá o iPhone 16 Plus. Este produto segue a estratégia do laptop MacBook Air: mais fino, mais leve e com ótima aceitação no mercado.
No entanto, a duração da bateria será inferior, com apenas uma câmera traseira e sem espaço para um cartão SIM. O iPhone Air também deve usar o primeiro chip de modem interno da Apple — em vez de versões mais potentes da Qualcomm Inc.
Também chegam em setembro a linha do iPhone 17, que inclui o 17 Pro e 17 Pro Max. Sem muitas mudanças no design, os modelos premium terão sistema de câmera renovado e um design industrial atualizado na parte traseira.
Em relação ao sistema operacional, eles funcionarão com o iOS 11 — que também será lançado em setembro —, mas não deve oferecer atualizações revolucionárias. A expectativa é de um período interessante de vendas, mesmo com o aumento das tarifas impostas por Donald Trump.
Ainda segundo a Bloomberg, a principal reformulação chega em 2026 com o primeiro iPhone dobrável da gigante de tecnologia.
Parecida com os modelos dobráveis da Samsung, que se abrem e viram um pequeno tablet, a novidade é elaborada com o codinome V68.
Ele deve ter quatro câmeras (uma frontal, uma interna e duas traseiras) e também não terá entrada para cartão SIM. Ainda, o modelo não deve ter o Face ID, apenas o Touch ID.
Os fornecedores da Apple já estão trabalhando no novo modelo e planejam aumentar a produção no início do próximo ano para um lançamento no segundo semestre.
O dispositivo também incluirá o modem C2 , que será o primeiro chip celular da empresa com capacidades que se aproximam das mais recentes da Qualcomm. É previsto que a linha iPhone 18 Pro, que não deve mudar muito da anterior, também use este chip modem.
Em 2027, a Apple celebrará o 20º aniversário do seu smartphone com um "iPhone 20" de vidro curvo.
Para esse modelo, a expectativa é que o design seja completamente diferente da estrutura que a Apple oferece desde 2020 e adotará uma abordagem com bordas de vidro curvas em toda a volta.
Apesar dos smartphones serem o principal objetivo das reformulações, a gigante da maçã ainda recebe atualizações para o Apple Watch, headsets Vision Pro mais rápidos e iPad Pros com processador M5.
É interessante aguardar também por novos fones de ouvido AirPods Pro, bem como HomePod minis e decodificadores Apple TV a partir deste ano.
Para o próximo ano, a Apple também prepara um iPhone 17e, novos iPads de baixo custo e iPad Airs atualizados, além de MacBook Pros M5 e MacBook Airs. Também há acessórios importantes para Mac em desenvolvimento, incluindo um novo monitor externo.
Ainda, é provável que o HomePod com tela entre no mercado para disputar com a Amazon e o Google nos aparelhos voltados para a transformação de uma casa inteligente.
Outros produtos em desenvolvimento incluem óculos inteligentes sem tela, um robô de mesa, um fone de ouvido mais barato e leve, AirPods com câmeras, um iPad gigante dobrável e um dispositivo conversível para Mac e um sistema de câmera de segurança residencial.
Classificação Indicativa: Livre