Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 07/08/2025, às 16h35
A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (7) o lançamento do GPT-5, a nova geração de seu modelo de linguagem usado no ChatGPT.
De acordo com a empresa, a atualização traz avanços ainda mais modernos em naturalidade das conversas, desempenho em programação e capacidade de reconhecer limitações.
O GPT-5 começa a ser liberado hoje para todos os usuários, incluindo os que utilizam o serviço gratuitamente (nesses casos, com uso diário limitado). Já os assinantes dos planos pagos terão acesso completo.
A atualização traz uma evolução em relação ao GPT-4o. O novo modelo foi desenvolvido para se comunicar de maneira mais sutil e atenciosa, evitando o uso desnecessário de emojis, comportamento que usuários mais exigentes vinham criticando.
A OpenAI também afirma que o GPT-5 será mais confiável, cometendo menos “alucinações”, como são chamadas as falhas de raciocínio.
Outra melhoria foi na programação. O GPT-5 demonstrou avanços em tarefas de codificação, principalmente na geração de códigos com mais precisão e no suporte a projetos de front-end.
A função de agente autônomo, que faz com que a IA realize tarefas complexas por etapas, também foi melhorada.
Agora, o ChatGPT é capaz de trabalhar com frases mais longas e antecipar explicações sobre suas decisões, fazendo com que a experiência fique mais fluida.
Além disso, o novo modelo também passou a reconhecer melhor suas limitações; ele será mais claro ao indicar quando não pode realizar algo, como em casos impossíveis, dando explicações diretas sobre o motivo.
A OpenAI destaca que, mesmo em temas delicados, como saúde, o GPT-5 é capaz de agir como um “parceiro de pensamento”, demonstrando preocupação, fazendo perguntas relevantes e dando respostas mais úteis, sempre deixando claro que não substitui um profissional da área.
Entre as novidades visuais, entra a opção de personalizar a cor das conversas no ChatGPT. Todos os usuários poderão alterar o estilo, mas os assinantes terão mais opções disponíveis.
A Microsoft, parceira da OpenAI, anunciou que já está unindo o GPT-5 a seus serviços, como o Copilot. A disponibilização para os usuários da IA da Microsoft também começa hoje, com previsão de liberação para usuários gratuitos nas próximas semanas.
Durante o anúncio, a OpenAI atualizou alguns números sobre o alcance de suas tecnologias. O ChatGPT conta com cerca de 700 milhões de usuários semanais, enquanto 5 milhões de empresas utilizam versões focadas no uso corporativo.
Com a atualização do ChatGPT, as APIs passam a contar com três variantes: GPT-5, GPT-5-mini e GPT-5-nano, liberando diversos níveis de desempenho e recursos, indo de acordo com a necessidade de cada serviço.
Classificação Indicativa: Livre