Entretenimento
Publicado em 23/05/2025, às 13h13 Redação
Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro mundialmente conhecido, morreu nesta sexta-feira (23) aos 81 anos em Paris, onde morava com a esposa e os filhos. A informação foi divulgada pelo Instituto Terra, fundado por ele e sua esposa, Lélia Wanick.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o fotógrafo enfrentava problemas decorrentes de uma malária que adquiriu nos anos 1990.
Nascido em Aimorés (MG), Salgado ficou famoso por suas fotografias em preto e branco. Se formou em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e fez mestrado e doutorado na mesma área, pela Universidade de São Paulo e Univerdade de Paris, respectivamente.
A fotografia se tornou sua principal profissão em 1973, quando fez uma série de registros fotográficos na África na época em que trabalhava como secretário da Organização Internacional do Café (OIC).
"Êxodos" foi um dos seus trabalhos mais notáveis. A série foi exposta no Escritório das Nações Unidas, em Nova York com fotos de 90 crianças desalojadas pelo mundo.
Outro destaque foram os retratos da Serra Pelada, local de mineração de ouro na Amazônia que atraiu dezenas de milhares de trabalhadores que acalentavam o sonho de ficar ricos.
Classificação Indicativa: Livre