Entretenimento

Qual é o chá ideal para regenerar os músculos depois do exercício?

Foto: Reprodução/Freepik
A verbena-limão, conhecida por suas propriedades calmantes e digestivas, é uma planta medicinal cultivada em diversas culturas ao redor do mundo.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Freepik
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

[email protected]

Publicado em 15/07/2025, às 08h47



Usada há gerações por diferentes culturas, a verbena-limão — também conhecida como erva-cidreira — é uma planta medicinal valorizada por suas propriedades calmantes e digestivas. De nome científico Aloysia triphylla, esse arbusto originário do Chile e da Argentina se desenvolve bem em regiões de clima quente e seco, além de ser facilmente cultivado em hortas caseiras.

Com aroma e sabor cítricos, a planta é rica em compostos bioativos como óleos essenciais, antioxidantes e fenóis naturais. Segundo a plataforma SnapCalorie, uma xícara da infusão (238 gramas) possui em média 4,8 calorias, com 0,2 gramas de proteínas e gorduras, além de 0,5 g de carboidratos.

A página Healthline destaca a presença de polifenóis e terpenoides em sua composição — entre eles, o verbascosídeo, substância reconhecida por auxiliar na proteção celular contra o estresse oxidativo. Estudos também apontam o potencial do chá na melhora da recuperação muscular após treinos físicos. Uma pesquisa citada pela médica Cherilyn Davis indicou que participantes que consumiram extrato da planta por 10 dias sentiram menos dores e apresentaram redução de marcadores inflamatórios.

Na medicina tradicional mexicana e entre povos indígenas como os zapotecas e totonacas, a erva é amplamente usada para aliviar sintomas gastrointestinais, como náuseas, cólicas biliares e gases, além de ser aplicada como calmante natural e no alívio de gripes leves.

Outros estudos destacam benefícios como melhora nos níveis de colesterol, alívio de dores intestinais, prevenção de lesões oculares por oxidação e até redução do crescimento tumoral. Também é sugerido que seu aroma tem efeito tranquilizante, como observado em gestantes submetidas à aromaterapia com o extrato da planta.

Apesar dos diversos efeitos positivos, especialistas alertam para o uso com cautela. O WebMD orienta evitar o consumo junto a medicamentos sedativos, pois pode haver risco de sonolência intensa. Antes de adicionar a infusão à rotina, é importante consultar um profissional de saúde.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags