Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 22/12/2025, às 11h25
Após 16 anos, o Corinthians voltou a levantar a taça da Copa do Brasil e alcançou seu 4º título na história da competição.
A conquista garantiu ao clube paulista uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026, sem precisar passar pelas etapas preliminares.
Com a presença garantida do Timão no torneio continental, o Brasil já tem oito representantes assegurados na próxima edição da Glória Eterna.
Além do Corinthians, estarão na disputa Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo e Bahia. Os dois últimos iniciarão pela pré-Libertadores.
A participação mais recente do Corinthians na Libertadores aconteceu neste ano de 2025. No ano passado, o clube terminou o Campeonato Brasileiro na 7ª colocação, o que o levou a iniciar a disputa a partir da 2ª fase.
Logo no primeiro mata-mata, a equipe paulista venceu o Universidad Central, da Venezuela. Após empatar por 1 a 1 fora de casa, o Timão garantiu o placar de 3 a 2 na Neo Química Arena e avançou.
Na fase seguinte, porém, o caminho foi barrado pelo Barcelona de Guayaquil. Depois de uma derrota por 3 a 0 no Equador, o Corinthians até venceu o jogo de volta por 2 a 0 em casa, mas o placar agregado não foi suficiente para garantir a classificação à fase de grupos.
Agora, com o título da Copa do Brasil, o clube retorna à Libertadores já garantido entre os participantes da fase principal da competição.
O Corinthians ergueu a taça da Glória Eterna apenas uma vez, em 2012, quando também foi campeão mundial (pela Copa Intercontinental).
No último domingo (21), no Maracanã (RJ), o Corinthians venceu o Vasco da Gama por 2 a 1 no placar agregado com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay e garantiu a taça da Copa do Brasil.
Classificação Indicativa: Livre