Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 29/12/2025, às 15h22
O grave acidente de esqui sofrido por Michael Schumacher completa 12 anos nesta segunda-feira (29).
O ex-piloto alemão se feriu enquanto esquiava nos Alpes Franceses, após bater a cabeça, episódio que mudou completamente sua vida fora das pistas.
Desde então, a família adotou uma postura de total sigilo sobre o estado de saúde do heptacampeão da Fórmula 1, mantendo o máximo de privacidade possível e evitando qualquer exposição pública.
Em março deste ano, o jornalista alemão Felix Gorner afirmou, em entrevista ao canal RTL, que Schumacher já não consegue mais se expressar verbalmente.
Segundo ele, o ex-piloto, hoje com 56 anos, necessita de cuidados contínuos e depende totalmente de seus cuidadores no dia a dia.
Mais recentemente, Richard Hopkins, ex-chefe de operações da Red Bull e amigo de Schumacher, declarou ao SPORTbible que o público provavelmente “nunca mais verá” o alemão em público.
Hopkins também ressaltou, no entanto, que não faz mais parte do círculo próximo que acompanha Schumacher.
De acordo com ele, esse grupo restrito inclui nomes históricos da Fórmula 1, como Jean Todt, Ross Brawn e Gerhard Berger. Todos mantêm absoluto silêncio sobre a situação do ex-piloto em respeito à decisão da família.
O rígido esquema de proteção também já foi alvo de ameaças. Três pessoas foram condenadas por tentar extorquir cerca de 13 milhões de libras da família Schumacher, usando fotos, vídeos e documentos médicos obtidos ilegalmente da residência do ex-piloto.
O material incluía mais de 900 imagens, centenas de vídeos e arquivos sensíveis, armazenados em discos rígidos e dispositivos USB. Um dos HDs nunca foi recuperado e as autoridades não sabem se este foi destruído ou distribuído.
Michael Schumacher construiu uma trajetória marcante na Fórmula 1 em dois períodos distintos: de 1991 a 2006 e entre 2010 e 2012. Ao longo da carreira, passou por equipes como Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes.
Nas pistas, conquistou sete títulos mundiais (em 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004) e se consolidou como um dos maiores nomes de toda a história do automobilismo.
Casado com Corinna Schumacher desde 1995, Michael é pai de dois filhos: Gina-Maria, de 28 anos, e Mick, de 26.
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre