Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 25/06/2025, às 15h16
A fábrica da CAOA em Anápolis (GO) deixará de produzir os veículos da Hyundai entre outubro e novembro deste ano, encerrando oficialmente a parceria de quase duas décadas.
Com isso, o SUV New Tucson e o caminhão HR, que ainda estavam no mercado, deixarão de ser fabricados no Brasil. A decisão marca o fim de uma trajetória que teve mais de 500 mil unidades produzidas.
O encerramento abre espaço para uma nova fase industrial. Três marcas asiáticas que ainda não foram confirmadas procuraram a CAOA para negociar a produção de veículos em Goiás. A comercialização será feita por uma nova rede, separada da D21 Motors, ainda responsável pela CAOA Chery.
A separação começou a ser discutida em agosto de 2023. O novo acordo diz que a sul-coreana deve importar e vender seus modelos diretamente com pagamento de royalties à empresa brasileira.
Do outro lado, a CAOA tem feito alguns investimentos em Anápolis. A unidade está passando por uma ampliação de 36 mil m², chegando aos 208 mil m² de área construída. Também foram instalados novos robôs industriais que eram da antiga fábrica da Ford na Bahia.
Até 2027, a CAOA Chery lançará uma nova picape a diesel fabricada no Brasil, anunciada durante o Salão de Xangai. O modelo se junta ao Tiggo 9, que estreia antes disso, além de melhorar a produção dos já conhecidos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8.
A montadora também deve realizar a expansão das áreas de pesquisa e desenvolvimento, tendo um investimento total de R$ 3 bilhões. A meta é dobrar a capacidade produtiva, indo de 80 mil para 160 mil carros por ano.
De acordo com fontes próximas ao projeto, os novos veículos produzidos em Anápolis serão “modelos inéditos e pensados para o consumidor brasileiro”. Entre as marcas em negociação estão as chinesas Dongfeng, Changan e Baic, além das indianas Tata e Mahindra.
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