Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 08/01/2026, às 18h44
A possibilidade de um iPhone equipado com uma câmera principal de 200 MP pode ser real.
O rumor, que começou a circular no início do ano passado, ganhou seu primeiro reforço mais consistente, acompanhado, inclusive, de uma previsão de quando isso pode acontecer.
As informações aparecem em uma carta a investidores assinada pelo Morgan Stanley e obtida pelo site gringo AppleInsider. No documento, a instituição financeira detalha supostos planos da Apple para os próximos anos.
De acordo com analistas do banco, o primeiro celular da marca a adotar um sensor com essa resolução seria o chamado “iPhone 21”, cujo lançamento estaria previsto apenas para 2028.
A mudança faria parte de uma estratégia da empresa para diferenciar seus dispositivos em um mercado cada vez mais competitivo.
A suposta chegada do sensor de 200 MP também estaria ligada a um movimento de diversificação da cadeia de fornecedores.
Segundo o relatório, a responsável por tal produção seria a Samsung, o que representaria uma mudança levemente inusitada na estratégia da Apple.
Atualmente, a Sony é a principal fornecedora de sensores de câmera dos iPhones, além de outros componentes importantes, como o scanner LiDAR presente nos modelos Pro. Esse cenário, enfim, pode começar a mudar.
Morgan Stanley aponta que a STMicro pode passar a fazer parte dessa cadeia no futuro, diminuindo a dependência da Apple em relação à marca japonesa.
A escolha de um sensor de 200 MP fabricado pela Samsung também indicaria, segundo os analistas, que a Sony não conseguiu acompanhar o avanço tecnológico da concorrente em tal segmento.
O relatório ainda menciona outra inovação aguardada para os próximos anos. O banco afirma estar confiante na estreia de um iPhone com Face ID sob a tela em 2027, ano em que o dispositivo completa duas décadas desde o primeiro modelo.
Mesmo com essa evolução, os sensores do Face ID devem continuar sendo fabricados exclusivamente pela LITE por mais algum tempo, mantendo a empresa como principal fornecedora de tal tecnologia.
Classificação Indicativa: Livre