Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 22/12/2025, às 18h24 - Atualizado às 18h26
O Xiaomi 17 Ultra será lançado oficialmente no dia 25 de dezembro (quinta-feira), em pleno Natal.
A confirmação veio através de publicações recentes da própria empresa, que também anteciparam o visual e algumas das principais características do aparelho.
O modelo chega como a 4ª opção da linha premium da marca chinesa, que já inclui o Xiaomi 17, 17 Pro e 17 Pro Max.
Ao contrário dos outros integrantes da família, o Ultra não contará com o recurso da chamada “tela mágica”, um painel secundário que marcou os lançamentos anteriores.
Seguindo a tradição da linha Ultra, o principal atrativo será o conjunto de câmeras. A Xiaomi mantém a parceria com a Leica e aposta em um sensor principal Omnivision OV50X de 1 polegada e 50 MP, focando em fotografia avançada.
Esse sensor traz soluções integradas diretamente ao hardware para diminuir a saturação de pixels e aumentar o alcance dinâmico das imagens (HDR), o que deve melhorar o desempenho em situações de iluminação complexa (como ambientes escuros).
O módulo fotográfico também inclui uma lente periscópica de 200 MP fabricada pela Samsung, com certificação óptica Leica APO.
O sistema permitirá zoom óptico contínuo, além de recursos voltados para fotografia macro e também para capturas em longas distâncias.
Por último, a configuração traz uma lente ultrawide de 50 MP, formando um conjunto com três câmeras traseiras, uma a menos que o modelo da geração anterior, que trazia quatro sensores.
As imagens divulgadas pela Xiaomi mostram que o design mantém a ilha circular centralizada para as câmeras, com o logotipo da Leica no meio. Na parte frontal, o aparelho aposta em uma tela plana com cantos arredondados.
Uma das mudanças visuais está nos botões de volume, que agora aparecem como teclas circulares independentes, pensadas para oferecer uma sensação tátil diferente no dia a dia.
O Xiaomi 17 Ultra será vendido nas cores preto, branco e verde.
Entre as especificações confirmadas, o smartphone contará com o processador Snapdragon 8 Elite Gen 5. A bateria terá capacidade de 6.800 mAh, com suporte a carregamento rápido de 100 W via cabo e 80 W sem fio.
As versões mais completas também oferecerão comunicação via satélite, além de tecnologia ultra-wideband (UWB), ideal para localização precisa e recursos como o desbloqueio de veículos compatíveis.
O aparelho ainda traz certificação contra poeira e água e sensor de impressão digital ultrassônico sob a tela.
O evento do dia 25 de dezembro será voltado ao mercado chinês. A expectativa é que o Xiaomi 17 Ultra chegue ao público global apenas em março.
Classificação Indicativa: Livre