Polícia
por Marcela Guimarães
Publicado em 11/12/2025, às 13h37 - Atualizado às 14h08
Nesta quinta-feira (11), por volta das 9h30, funcionários da Enel solicitaram propina para realizar um reparo por falta de energia elétrica em um condomínio em Diadema (SP), atendendo a um chamado previamente aberto.
Segundo relatos apurados pelo BNews São Paulo, os funcionários exigiram o pagamento de R$ 1.000 para fazer o reparo, deixando claro que o serviço só seria executado caso o valor fosse transferido de maneira informal.
A cobrança foi interpretada como ‘pedido de vantagem indevida’.
Silvio Paladino, síndico do condomínio, foi o responsável pelo chamado. Ao tratar do problema com a equipe, foi surpreendido após pedirem, a princípio, a quantia de R$ 300, que depois subiu para R$ 1.000.
Em relato, explicou: “Um deles falou: ‘A gente pode até ligar, mas é mil reais’. Falaram que resolveriam o problema em cinco minutos”, explicou Silvio, que respondeu: “A gente não tem como pagar, porque isso é um serviço da Enel”.
O síndico chegou a explicar que o condomínio estava sem luz há mais de um dia devido às consequências dos ventos fortes que correram pelo estado na última quarta-feira (10).
Segundo o relato do zelador do condomínio, também foi dito que, se a propina não fosse paga, o problema só seria resolvido de duas a seis horas após a chegada da equipe no local.
Silvio e os zeladores afirmaram que não pagariam pelo serviço de reparo, que é gratuito, uma vez que a população já paga pelas contas de luz. Assim, a equipe foi embora sem realizar o reparo.
“Falou: ‘Olha, se não pagar, a gente vai embora e não vai ligar [a energia]. Vamos encerrar o seu chamado e você abre outro para outra equipe vir’. E assim eles fizeram”, relatou o síndico.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que os profissionais chegam e vão embora sem realizar o serviço. Confira:
DENÚNCIA! 🚨
— BNews São Paulo (@Bnews_sp) December 11, 2025
Hoje (11), funcionários da Enel foram filmados enquanto exigiam R$ 1.000 para realizar reparo de energia em prédioem Diadema (SP).
O síndico registrou boletim de ocorrência por solicitação de vantagem indevida e ameaça.
📹: Imagens cedidas ao BNews São Paulo pic.twitter.com/xLSPqSp6AX
Silvio comunicou aos funcionários da empresa de energia elétrica que registraria um boletim de ocorrência sobre o ocorrido junto aos zeladores usando os dados da placa do veículo da Enel.
Quando receberam a informação, ameaçaram o síndico. “Disseram que sabiam onde ele trabalhava e sabiam onde encontrar a gente [zeladores]”, relatou outro zelador presente no local.
As informações foram confirmadas por uma moradora que não quis se identificar. “Falaram para ele [síndico] ficar esperto, porque ele é careca e usa óculos, fácil de identificar”, disse.
Vídeo do momento feito para realizar a denúncia mostra os responsáveis pelo serviço nervosos com a gravação. Assista:
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Essa não é a primeira vez que funcionários da Enel pedem “caixinha” para a realização de serviços. Em 2024, conforme mostra uma reportagem do Brasil Urgente, a mesma situação aconteceu em um condomínio em São Bernardo do Campo, também na Grande São Paulo.
A propina havia sido solicitada para ajustar a luz mais rapidamente — ou seja, o mesmo caso retratado. O valor cobrado foi de R$ 600.
Desesperados pela falta de energia, os moradores acabaram pagando e o serviço foi feito. “Pagar e depois denunciar”, disse um.
A reportagem solicitou também um posicionamento da própria Enel sobre o ocorrido e os valores de propina, mas não obteve retorno até o momento desta publicação. O espaço segue aberto.
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