Polícia
Publicado em 17/05/2025, às 10h00 Redação
Durante o Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito, o Governo de São Paulo divulgou dados que mostram um avanço expressivo nas ações de prevenção a acidentes. Entre 2022 e 2024, o número de operações do Detran-SP aumentou 48,1%, passando de 382 para 566. Com isso, a fiscalização de veículos triplicou: de 142 mil para 402 mil.
As infrações por consumo de álcool ao volante quase dobraram nesse período, saltando de 6,9 mil para 12,7 mil. De janeiro a abril de 2025, a média foi de 70 autuações por dia.
Paralelamente à fiscalização, o governo também investe em campanhas educativas. Entre elas, destacam-se:
Dados do Infosiga-SP mostram que motociclistas seguem como as principais vítimas do trânsito: 625 mortes apenas no primeiro trimestre de 2025.
Projetos de concessão como a Nova Raposo, Rota Sorocabana e Lote Litoral Paulista trazem melhorias estruturais, como:
Essas obras visam aumentar a fluidez, prevenir colisões frontais e reduzir índices de mortalidade.
Neste mês de maio, o DER-SP inicia a operação de 649 novos radares em rodovias não concedidas. Além de fiscalizar velocidade, os equipamentos ajudam a mapear pontos críticos.
O Infosiga, plataforma de dados mantida pelo Detran-SP, é um dos pilares da estratégia estadual. Atualizado mensalmente, ele subsidia ações de gestão pública e pesquisas, e passou por modernização recente com investimento de R$ 9 milhões.
Entre 2000 e 2024, o Programa de Redução de Acidentes reduziu em 47% os acidentes e em 54% as mortes nas rodovias concedidas.
O Maio Amarelo reforça o compromisso com a vida e mostra que fiscalização, infraestrutura e educação podem transformar o trânsito em um espaço mais seguro para todos.
Classificação Indicativa: Livre