Polícia

Quantas vezes Suzane von Richthofen tentou fazer faculdade? Veja histórico

Foto: Reprodução
Mesmo após a condenação, Suzane von Richthofen continuou tentando iniciar o ensino superior; antes do crime, ela estudava na PUC-SP  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 12/11/2025, às 06h00



Mesmo após ser condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais em outubro de 2002, Suzane von Richthofen nunca deixou de demonstrar interesse pelos estudos.

Durante o período em que esteve em Tremembé, no interior de São Paulo, ela prestou diversas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e chegou a conquistar boas notas.

Suzane von Richthofen
Suzane von Richthofen (Foto: Reprodução/Record TV)

Aprovação e desistência

Em 2020, após várias tentativas, Suzane conseguiu aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Gestão de Turismo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em Campos do Jordão.

Sua pontuação (608,42 pontos) ficou acima da média nacional do Enem daquele ano, que foi de 527,10, deixando Suzane no 8º lugar entre os aprovados.

O curso era noturno e presencial, com aulas das 19h às 22h40, a cerca de 40 km da penitenciária onde ela cumpria pena.

Caso tivesse recebido autorização judicial para frequentar, teria que pagar o transporte por conta própria.

Por outro lado, o IFSP confirmou à CNN Brasil que Suzane não chegou a comparecer às aulas e a matrícula foi cancelada após dez faltas não justificadas.

Trajetória acadêmica

Antes da condenação, Suzane cursava Direito na PUC-SP, em 2002, ano do crime. Já na prisão, tentou retomar os estudos várias vezes.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), todas as aprovações que conquistou durante o cumprimento da pena foram por meio do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Mais recentemente, em 2024, ela voltou a se matricular na Universidade São Francisco, de Bragança Paulista. Ela chegou a frequentar as aulas por alguns meses, mas deixou de ser vista no local, apesar de sua matrícula ainda constar como ativa.

Série “Tremembé”

Suzane von Richthofen cumpre pena em regime aberto desde 2023. Seu nome voltou a ganhar repercussão após o lançamento da série “Tremembé”, produção do Prime Video em que é interpretada pela atriz Marina Ruy Barbosa. Assista ao trailer:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp